Congresso sobre saúde mental inscreve propostas de minicursos remotos e mesas redondas

30 de maio de 2023 - 10:47 # #

O II Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais, Saúde Mental e Stress no Trabalho divulga que estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para propostas de minicursos remotos e mesas redondas.

Podem propor minicursos pesquisadores(as) da área e estudantes de mestrado e doutorado. Já as mesas redondas podem ser propostas por pesquisadores(as) e lideranças dos movimentos dos trabalhadores da área.

Os minicursos acontecerão no primeiro dia do evento, 18 de outubro, nos turnos manhã (8:00 às 12:00) e tarde (14:00 às 18:00) horário de Brasília.

As mesas redondas serão ofertadas nos dias 19 ou 20 de outubro de 2023, nos turnos manhã (10:00 às 12h30) ou tarde (16:00 às 18h30).

Acesse aqui modelo de submissão de Minicurso.

Acesse aqui modelo de submissão de Mesa Redonda.

Após o preenchimento das propostas, as mesmas devem ser enviadas para congresso.rifapt@uece.br indicando no título do e-mail se a proposta é para Minicurso ou para Mesa Redonda.

Sobre o Congresso

O II Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais, Saúde Mental e Stress no Trabalho acontecerá no período de 18 a 21 de outubro de 2023, em formato híbrido (presencial e remoto), em três idiomas – português, espanhol e inglês – além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que proporcionará mais acessibilidade.

As inscrições seguem abertas pelo site https://www.uece.br/eventos/congressoamericas2023/.

Com o tema Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade, o evento é presidido pelo ex-reitor da Uece, professor Dr. José Jackson Coelho Sampaio, que é médico psiquiatra, professor titular em Saúde Pública e líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho (GPVT/Uece). O Grupo integra a Red de Investigadores sobre los Factores Psicosociales en el Trabajo (RIFAPT) e a Comissão Organizadora Local do Congresso.

O evento é uma promoção de RIFAPT e Uece, com Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco (UAM Xochimilco), Universidad Tecnológica Nezahualcóyotl (UTN), Facultad de Estudios Superiores de Zaragoza de la Universidad Nacional Autónoma del México (FES Zaragoza/UNAM), Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM) e Universidad San Carlos de Guatemala (USAC). Contará com rede de apoio de universidades brasileiras, como Vale do Acaraú (UVA), Regional do Cariri (Urca), Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Estadual da Paraíba (UEPB), Estadual de Pernambuco (UPE) e Estadual de Feira de Santana (UEFS), Estadual do Piauí (Uespi), Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), além da Universidade de Buenos Aires (UBA) e Universidad Nacional de Moreno, Argentina; Universidade de Valência (UV), Espanha; Universidade da República (UDELAR), Uruguai, até o presente momento. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-CE) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) também integram a rede.

O Congresso contará, ainda, com apoio da sociedade civil, com Sociedade Cearense de Psiquiatria (SOCEP), Instituto Vandick Ponte (IVP), Instituto Gestalt do Ceará (IGC), Instituto Episteme Saúde Educação e Comunicação (IESEC), Laboratório Social e Resiliência (LSR)/Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Sociedade Brasileira de Pesquisa e Inovação em Saúde (SOBRAPIS), Movimento Saúde Mental (MSM), Instituto de Estudos, Projetos e Pesquisas da Uece (Iepro), Sindicato dos Docentes da Uece (SindUece), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e outras instituições brasileiras e hispanoamericanas.