Congresso de saúde mental encerra atividades com “saldo positivo”

23 de outubro de 2023 - 14:48 #

Ocorreu na manhã deste sábado, 21 de outubro, no hall da reitoria, o encerramento do II Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais, Saúde Mental e Estresse no Trabalho. O congresso teve como tema Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade e ocorreu entre os dias 18 de 21 de outubro na Uece, campus Itaperi e contou com seis conferências presenciais, oito remotas, 14 minicursos presenciais, 21 minicursos remotos, 15 mesas redondas presenciais, seis remotas e apresentação de 286 trabalhos.

Para o presidente do congresso e ex-reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, o evento foi considerado um sucesso: “as atividades, os debates, o nível desses debates e a capacidade de produção de conhecimento nos mostra um saldo bastante positivo. Com este quinto congresso estamos retomando a presencialidade das atividades do congresso, reunindo de forma presencial os grupos de pesquisa que estavam afastados do contato ainda por conta da pandemia. Estamos satisfeitos com o desempenho do congresso aqui na cidade de Fortaleza e com o legado deixado para o próximo congresso que será realizado na Guatemala em 2025”, pontua.

O encerramento contou com o lançamento de nove livros, três deles serão lançados pela Editora da Uece. Os livros lançados foram: Linha de Cuidado para a Atenção Integral ao(à) Trabalhador(a) com Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho, de autoria de Denise Coelho de Souza; Eline Mara Tavares Macedo e Maxmiria Holanda Batista; Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade: reflexões teóricas e práticas de autoria de Marluce Alves de Oliveira; Dalva de Andrade Monteiro; Arminda Guimarães Rodrigues; e José Jackson Coelho Sampaio; Saúde Mental e Trabalho em Petroleiros de Plataforma: penosidade, rebeldia e conformismo em petroleiros de produção (on shore/off shore) no Ceará, de autoria de José Jackson Coelho Sampaio; Izabel Cristina Ferreira Borsoi; e Erasmo Miessa Ruiz; Trabalho e Sofrimento Psíquico em Petroleiros de Produção: subjetivismo, penosidade e conformismo, de autoria de José Jackson Coelho Sampaio; Suicídio: o que sabemos e o que há para além do discurso hegemônico, de autoria de Fernanda Luma Guilherme Barboza; Factores Psicosociales en el Trabajo. Trabajo digno y saludable en la era COVID: desafíos y oportunidades, de autoria de, Santiago Gascón; Luis M. Fernández; Salas, Flora y Torres, Amilcar; Sonho: uma Ponte do Consolador, de autoria de Gláucia Lima; El Hilo Rojo de la Pandemia: la voz de lxs trabajadxres de la salud colectiva y la comunidade, de autoria de Jorge Kohen; Marite Colovine; Ariuel Blajos; Lucas de Candia; e Milena Marro; e  Pandemia y Riesgos Psicosociales en el Trabajo: una mirada interdisciplinaria y la experiencia sindica, de autoria de Júlio Neffa; Jorge Kohen; Maria Laura Henry; Silvia Korinfeld; Carolina Lualdi; Ricardo Padrón.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares participou do lançamento dos livros e falou sobre os avanços que a Universidade Estadual do Ceará deu nos últimos anos: “Nos últimos 20 anos a Uece deu um salto grande, consolidando-se como universidade, um lugar da graduação, da pós-graduação, da produção científica, da extensão universitária. Embora tendo uma história recente, a Uece já mostra sua força e receber um evento internacional desta envergadura mostra essa força.”

Após o lançamento das obras, os convidados se dirigiram para o auditório Paulo Petrola para assistirem a conferência de encerramento Stress e Produção de Doença na Situação de Trabalho ministrada pelo professor Miguel Alfredo Guillén Barillas da Universidad San Carlos de Guatemala e presidente o próximo congresso das Américas que ocorrerá em 2025.

“O mundo vive uma pandemia de estresse, sendo o nível os mais altos já vistos até então. As mulheres são as que sofrem mais com o estresse e as pessoas não se sentem vinculadas ao trabalho, sendo que o trabalhador tem a percepção de que as empresas não cumprem o que prometem”, pontua o pesquisador e palestrante professor Miguel Guillén.

O evento foi encerrado com a reunião da Assembleia Geral da RIFAPT no salão da Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), e com concerto do octeto da Banda Sinfônica da Uece regido pelo professor e maestro Alfredo Barros.

Confira mais fotos do encerramento: