Congresso de saúde mental contará com lançamento de livros

20 de setembro de 2023 - 14:49

A programação do II Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais, Saúde Mental e Stress no Trabalho apresenta o lançamento de livros sobre o tema central do congresso.

A sessão de lançamento ocorrerá no dia 21 de outubro, de 9h às 10h, no Hall da Reitoria da Uece.

Confira os lançamentos já confirmados:

Linha de Cuidado para a Atenção Integral ao(à) Trabalhador(a) com Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho – Autores: SOUZA, Denise Coelho de; MACEDO, Eline Mara Tavares; BATISTA, Maxmiria Holanda;

Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade: reflexões teóricas e práticas – Autores: OLIVEIRA, Marluce Alves de; MONTEIRO, Dalva de Andrade; RODRIGUES, Arminda Guimarães; SAMPAIO, José Jackson Coelho;

Saúde Mental e Trabalho em Petroleiros de Plataforma: penosidade, rebeldia e conformismo em petroleiros de produção (on shore/off shore) no Ceará – Autores: SAMPAIO, José Jackson Coelho; BORSOI, Izabel Cristina Ferreira; RUIZ, Erasmo Miessa;

Trabalho e Sofrimento Psíquico em Petroleiros de Produção: subjetivismo, penosidade e conformismo – Autor: SAMPAIO, José Jackson Coelho.

A comissão organizadora do congresso informa que até o dia 30 de setembro os conferencistas, professor de minicurso, participante de mesa redonda ou membro da comissão científica do congresso podem inscrever seus livros para serem lançados no evento. As informações de nome completo do livro, o nome completo dos autores/organizadores, a edição e o ano, a natureza (impresso, e-book ou misto) e a modalidade (lançamento original ou divulgação) devem ser enviadas para congresso.rifapt@uece.br.

Sobre o Congresso

O congresso acontecerá no período de 18 a 21 de outubro de 2023, em formato híbrido (presencial e remoto), em três idiomas – português, espanhol e inglês – além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que proporcionará mais acessibilidade.

As inscrições para o congresso seguem abertas, até o dia 30 de setembro, pelo site https://www.uece.br/eventos/congressoamericas2023/.

Com o tema Saúde Mental e Trabalho na Contemporaneidade, o evento será presidido pelo ex-reitor da Uece, professor Dr. José Jackson Coelho Sampaio, que é médico psiquiatra, professor titular em Saúde Pública e líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho (GPVT/Uece). O Grupo integra a Red de Investigadores sobre los Factores Psicosociales en el Trabajo (RIFAPT) e a Comissão Organizadora Local do Congresso.

O evento é uma promoção de RIFAPT e Uece, com Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco (UAM Xochimilco), Universidad Tecnológica Nezahualcóyotl (UTN), Facultad de Estudios Superiores de Zaragoza de la Universidad Nacional Autónoma del México (FES Zaragoza/UNAM), Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM) e Universidad San Carlos de Guatemala (USAC). Contará com rede de apoio de universidades brasileiras, como Vale do Acaraú (UVA), Regional do Cariri (Urca), Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), Estadual da Paraíba (UEPB), Estadual de Pernambuco (UPE) e Estadual de Feira de Santana (UEFS), Estadual do Piauí (Uespi), Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), além da Universidade de Buenos Aires (UBA) e Universidad Nacional de Moreno, Argentina; Universidade de Valência (UV), Espanha; Universidade da República (UDELAR), Uruguai, até o presente momento. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-CE) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) também integram a rede.

O Congresso contará, ainda, com apoio da sociedade civil, com Sociedade Cearense de Psiquiatria (SOCEP), Instituto Vandick Ponte (IVP), Instituto Gestalt do Ceará (IGC), Instituto Episteme Saúde Educação e Comunicação (IESEC), Laboratório Social e Resiliência (LSR)/Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Sociedade Brasileira de Pesquisa e Inovação em Saúde (SOBRAPIS), Movimento Saúde Mental (MSM), Instituto de Estudos, Projetos e Pesquisas da Uece (Iepro), Sindicato dos Docentes da Uece (SindUece), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará e Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e outras instituições brasileiras e hispanoamericanas.