Conferência sobre Sete Saberes marca Dia Internacional da Paz em Fortaleza

21 de setembro de 2010 - 20:02 #

“A compreensão humana é o caminho para a paz. Para a educação do futuro, é preciso ensinar civilização, solidariedade e responsabilidade, que caminham juntas no mundo atual, globalizado”. Com essas frases, o pesquisador francês Edgar Morin conquistou aplausos de mais de 1.300 educadores e pesquisadores do Brasil e do mundo, durante a abertura da Conferência Internacional dos Sete Saberes Necessários Para a Educação do Presente.

Edgar Morin, autor do livro Sete Saberes, discutiu com participantes maneiras e métodos que podem melhorar a educação e o processo de conhecimento no mundo contemporâneo. Entre eles, segundo Morin, o estudo da compreensão humana e da civilização. “É preciso compreender a complexidade humana, evitar o egocentrismo, a pobreza ligada à desigualdade e a falta de solidariedade. É o caminho para a paz”, ressaltou Morin.  A reforma do conhecimento político e social e formação de uma ética pessoal, civil, humana planetária também foi ressaltada por Edgar Morin como parte dessa reforma do conhecimento.

Em seu discurso, professor Assis Araripe, reitor da Uece explicou que “Os Sete Saberes”, na verdade, é um maravilhoso e simplificado método pedagógico que vem revolucionando a educação, abrindo promissoras perspectivas de resgate da escola e da valorização dos seus agentes. Araripe enfatizou ainda, tudo condensado em sete atitudes, tudo sumarizado em sete verdades pedagógicas, que o extraordinário engenho do seu proponente ordenou e hierarquizou em teses que têm circulado o mundo.

Como forma de concretizar os métodos pensados pelo estudioso Edgar Morin, foi assinado ainda no evento a Declaração Conjunta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e a Universidade Estadual do Ceará. “É uma forma de nos comprometermos com a educação e materializar os métodos pensados por Edgar Morin”, ressaltou o Reitor da Uece.

Estiveram presentes na cerimônia a secretária de Educação do Estado de Ceará, Isolda Cela, representando o governador do Estado, o reitor Assis Araripe, a Pró-reitora de Extensão da UECE e Vice-presidente da Conferência,  Celina Ellery, e Vincent Defourny, representante da Unesco e Presidente da Conferência Internacional dos Sete Saberes.

A Conferência Internacional é uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), associadas à Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento que começou nesta terça-feira procede até a próxima sexta-feira, 24 de setembro de 2010, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza.

Amanhã, às 10h, o pesquisado Edgar Morin, fará uma coletiva com a imprensa local sobre a conferência e sobre o livro Sete Saberes necessários para o Futuro. Às 19h, a Uece, em reconhecimento à pessoa e à obra do Pensador e Sociólogo Edgar Morin, concederá o Título de Doutor Honoris Causa, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. O Professor Assis Araripe, Reitor da Uece, fará a entrega da merecida homenagem ao escritor.

Com resultado da Conferência, será encaminhada uma carta de recomendações à Assembleia Geral das Nações Unidadas – ONU, até o final de 2010, para os devidos desdobramentos de natureza políticoadministrativa. A conferência conta o apoio da Unifor, FIC, BNB, Coelce e Capes, Mec, dentre outros.

Outras informações sobre o evento:
Universidade Estadual do Ceará
www.uece.br/setesaberes