Conferência Internacional debate os saberes para uma cidadania planetária

30 de maio de 2016 - 12:14 #

Mais de 50 renomados conferencistas nacionais e internacionais participaram da Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária que aconteceu em Fortaleza, no período de 24 a 27 de maio, no Hotel Praia Centro. A solenidade de abertura do evento foi presidida pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, na manhã da última terça-feira (24/05). O encontro foi embasado nos ideais estabelecidos pela obra de Edgar Morin.

alt

A apresentação cultural da conferência ficou a cargo da primeira Orquestra Popular de Música Cearense, vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC) e de um grupo de alunos da Escola Vila, que fez a instalação da logomarca do evento.

alt

Em sua fala de abertura, o reitor Jackson Sampaio, saudou todos os participantes, destacando que o Ceará tem uma história diferente de outros estados, desde a colonização tardia, o enfrentamento do semiárido e das secas, da guerra dos bárbaros (entre colonos e população nativa), interrogando quem, na verdade, eram os bárbaros. Temos uma cultura e uma mitologia próprias. O reitor enfatizou ainda, que para a educação realizar-se como dispositivo civilizatório, ela tem que ser transformadora e reinventada constantemente, para dar conta da complexidade do real que é cultural, econômica e politicamente mutável.

alt

Para Maria Cândida Moraes, presidente da Conferência entendemos que esta relevante Conferência Internacional parte da convicção de que precisamos urgentemente repensar a educação, refundar o humanismo, restaurar a ética e a solidariedade planetárias. São estes os eixos fundamentais do pensamento de Edgar Morin que se eternizam e têm a força mobilizadora para que, todos nós, possamos levar adiante lutas e compromissos, afirmou Maria Cândida.

Por solicitação de Edgar Morin, as conclusões deste importante evento deverão ser levadas ao 1º Congresso Mundial sobre o Pensamento Complexo, a ser realizado em Paris, em 8 e 9 de dezembro próximo. O evento de Fortaleza ocorreu por sua solicitação e sua presença foi planejada, muito aguardada, mas não pode ocorrer por motivos médicos, pois o pensador tem 95 anos e apresenta problemas de saúde.

A Conferência teve como público-alvo os profissionais de educação formal e não formal, que atuam em diversos níveis de ensino, e demais pessoas interessadas nesta temática, especialmente, estudantes e professores de educação fundamental, médio e superior, bem como representantes de coletivos educadores das áreas de saúde e educação ambiental.

Segundo a pesquisadora Rosa Maria Arnt, que fez parte da comissão de organização do evento, a partir dos setes saberes delineados por Edgar Morin, é preciso que todos se vejam como cidadãos do planeta, e que isso desperte em todos o estado de humanidade. Temos que ter essa capacidade de viver um compromisso com o local e o global. Temos que repensar o desenvolvimento humano, analisa.

alt

A mesa dos trabalhos foi composta ainda pela vice-governadora Izolda Cela; pelo titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, pelo Reitor da UFC, Henry Campos; pelo presidente da Fecomércio, Luis Gastão Bittencourt; da representante da Unesco no Brasil, Luciana Amorim, da diretora da Oficina Regional de Ciência da UNESCO para América Latina e Caribe, Lídia Brito e outras autoridades acadêmicas e institucionais.