Comunidade da Uece é convidada para lançamento de livro da Academia Cearense de Enfermagem

23 de agosto de 2023 - 10:53

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) possui longa história com a formação de enfermeiros no Ceará. A Academia Cearense de Enfermagem do Ceará (ACEn), tendo entre seus membros e patronos, diversos enfermeiros formados pela Uece e/ou docentes da instituição, convida para o lançamento do livro Academia Cearense de Enfermagem: 2007-2023.

Organizado pelas professoras Silvia Maria Nóbrega-Therrién (Uece), Maria de Nazaré de Oliveira Fraga (UFC) e Maria Dalva Santos Alves (UFC), o livro será lançado no próximo sábado (26), às 10h, no Museu de Arte da UFC-MAUC.

Tendo como fio condutor os 16 anos de existência da ACEn, suas realizações e a produção de seus atuais integrantes, a obra traz aos leitores o perfil das patronas e patronos de suas 21 cadeiras, pioneiros dessa profissão que se formalizou no Ceará há muitas décadas. Nessa trilha, o texto também enfoca o estágio atual de desenvolvimento dessa profissão, como a criação do Museu de Enfermagem do Ceará, em funcionamento desde 2018, na Uece; os 80 anos de ensino de Enfermagem no território cearense; as academias de Enfermagem existentes no Brasil; a história do curso de Enfermagem da Unifor; história da assistência de Enfermagem em hemodiálise e em Centros de Material e Esterilização no Ceará; a história de Jean Baptiste Pussin, o primeiro enfermeiro psiquiátrico no mundo que inspirou Philipp Pinel no alienismo da França, entre outros de igual destaque.

Heroínas e heróis dessa prática no Ceará foram resgatados do anonimato nos diversos textos. Grande acervo de documentos, objetos tridimensionais, preciosos instrumentos de trabalho em remotos anos estão descritos detalhadamente no artigo de autoria das professoas Sílvia Maria Nóbrega-Therrién e Maria Irismar de Almeida, ambas docentes da Uece. Foram as duas, especialmente a primeira, que coordenaram o processo de busca, recuperação, restauração, digitalização e luta por espaço para disponibilizar o acervo do Museu de Enfermagem para visitas guiadas, o que vem ocorrendo com bom fluxo desde que foi inaugurado.

A história da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo (EESVP) foi posta em evidência em artigo sobre os 80 anos de ensino de Enfermagem no Ceará. Fundada em 1943, em 1946 a EESVP foi equiparada à Escola Anna Nery, padrão de ensino de Enfermagem no País à época; de 1955 a 1975, foi escola agregada à UFC; depois passou a compor a Uece como Curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde desta instituição. A EESVP é a escola-mãe de todas as enfermeiras e enfermeiros do Ceará. Conforme demonstram as autoras do artigo, professoras Maria Elisabete Costa da Cruz (Uece), Maria Irismar de Almeida (Uece) e Maria de Nazaré de Oliveira Fraga (UFC), sob os auspícios da EESVP e de seus mentores, a profissão, hoje, conta com ensino que abrange da graduação ao doutorado e pós-doutorado, com os mais elevados conceitos do sistema de pós-graduação do país.