Compositores brasileiros festejam seu dia em 7 de outubro

5 de outubro de 2012 - 17:10 #

O Dia Mundial do Compositor é celebrado em 15 de janeiro. O compositor brasileiro, contudo, tem uma data específica para festejar seu dia: 7 de outubro.

O Brasil é um celeiro de ritmos, de sons, portanto, há muito o que comemorar. Só depende do gosto de cada um.

O Ceará também é berço de grandes compositores. De Humberto Teixeira a Fausto Nilo, de Patativa do Assaré a Belchior, de Evaldo Gouveia a Mona Gadelha, de Gilberto Milfond a Valdonis, de Lauro Maia aos meninos do Tia Leda, para mencionar apenas alguns grandes artistas da composição.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece cinco cursos na área de Música: Licenciatura Plena em Música e Bacharelados em Composição, em Saxofone, em Flauta e em Piano.

São 50 vagas por ano para o curso de Licenciatura Plena em Música e poucas vagas para os Bacharelados porque “a prova exige um conhecimento elevado das técnicas dos instrumentos e composicionais”, como ressaltou o coordenador dos Cursos, professor Poty Fontenelle.

Além da formação universitária, a UECE promove também a difusão da música. Atualmente, temos a Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE), o Coral da UECE, o Grupo de Flautas, o Grupo de Violões e a Banda Sinfônica.