Começou na Uece a 28ª edição da Semana Universitária, maior evento da instituição

26 de setembro de 2023 - 14:03

A XXVIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará foi oficialmente aberta na noite desta segunda-feira (25), pelo reitor da instituição, professor Hidelbrando Soares. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório Paulo Petrola, no campus Itaperi, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube @UeceOficial, acessível com intérpretes de Libras e audiodescrição.

Composta por 18 eventos, a Semana Universitária 2023 segue até a próxima quinta-feira (28), com o tema “Educação, geração de conhecimento e tecnologias emergentes: desafios globais”. As atividades são realizadas em cinco campi – Fortaleza (Itaperi), Quixadá (Feclesc), Limoeiro do Norte (Fafidam), Iguatu (Fecli) e Tauá (Cecitec), como explicou o reitor Hidelbrando Soares:

“Este é o maior evento acadêmico da Uece e, neste ano, estamos testando a experiência de tornar a Semana Universitária realmente multicampi e integrada, de forma que aconteça simultaneamente, com a mesma alegria e força, em todos esses campi da nossa instituição. Tenho certeza de que teremos sucesso nesta empreitada e que, nos próximos anos, poderemos realizar o evento em todas as unidades da nossa universidade, em todos os recantos onde a Uece está presente”, destacou o gestor.

Professor Hidelbrando ressaltou, ainda, grandes conquistas da Uece e o crescimento da instituição ao longo de seus 48 anos, afirmando que a Semana Universitária é também momento de celebrar essas vitórias.

O vice-reitor, professor Dárcio Ítalo Teixeira, destacou que “a Semana Universitária é também espaço para divulgarmos o que realmente produzimos na Uece, em termos de pesquisa, extensão e ensino…. É a hora da gente ‘se amostrar’ para toda a população cearense”. E completou informando que “a Uece está empenhada em fazer uma Semana Universitária diferente, inovadora, incentivando a ciência, contribuindo com o combate à desigualdade de gênero. Queremos mostrar que a Uece tem um diferencial na pesquisa, no ensino e na extensão, o que já é uma marca da nossa instituição”.

A coordenadora geral do evento e pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues, enfatizou o lançamento de três novos eventos que compõem a 28ª edição da SU. “O Prêmio Garotas Fazem Ciência, o Cientista do Futuro e a Mostra Tecnológica”. Falou da dedicação voltada para a construção da programação. “Tudo foi preparado com muita dedicação para oferecer o nosso melhor à nossa comunidade acadêmica local e do interior do estado, bem como a vários setores da nossa sociedade. Queridos alunos, professores, pesquisadores e demais servidores de toda a Uece e de outras instituições de ensino, a SU 2023 foi planejada e preparada para vocês, em prol de vocês, porque cultivar a Educação, a Geração de Novos Conhecimentos e Novas Tecnologias, nos levam onde nem podemos imaginar”, explanou a coordenadora.

A mesa principal da cerimônia de abertura foi composta também pelo coordenador de Educação Superior, professor Cândido Neto, representando a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece); o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; e os pró-reitores, de Políticas Estudantis, Mônica Duarte; de Extensão, Lana Nascimento; e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Paolo Giuseppe. Estiveram também presentes no evento, a diretora científica da Funcap, professora Thereza Magalhães, representando o presidente da Fundação; a diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Uece e membro da Comissão Organizadora do evento, professora Célia Sampaio; além de diretores, professores, servidores e estudantes da Uece e convidados.

O evento foi abrilhantado pelo Octeto da Banda Sinfônica da Uece, coordenado pelo professor Márcio Landi.

Após a cerimônia, houve a palestra de abertura, que abordou o tema central da Semana Universitária “Educação, geração de conhecimento e tecnologias emergentes: desafios globais”. Foi proferida pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, professor Helder Eterno da Silveira, que antes de iniciar a palestra, ressaltou:

“Toda vez que eu entro em uma universidade pública, eu não entro como convidado nessa universidade, eu estou no meu lugar de trabalho, aqui é o meu lugar de trabalho, e é assim que eu me sinto chegando na Estadual do Ceará. O mesmo sentimento de pertencimento, de orgulho, de alegria, de defesa dessa instituição, eu também tenho. E é imbuído esse espírito, que de forma muito humilde, eu venho conversar com vocês sobre a importante temática que me foi colocada”.

Realizada a cerimônia e a palestra de abertura, a Semana Universitária segue até quinta-feira, dia 28 de setembro, com ampla programação, de 18 diferentes eventos, que podem ser conferidos em https://semanauniversitaria2023.uece.br/