Com uso de drone, levantamento topográfico é realizado no campus de Pacoti

13 de novembro de 2018 - 18:20

O Campus de Educação Ambiental e Ecológica de Pacoti (Estação Ecológica), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), passou por um levantamento topográfico realizado neste mês de novembro.

alt

Com uso de ferramentas de GPS e de drone do Laboratório de Cartografia Digital e Geotecnologias do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/Uece) foi possível fazer a delimitação necessária, com alta precisão técnica, para a legalização cartorial definitiva do local.

alt

O levantamento foi realizado pela equipe de professores da Uece, Silvio Morais e Fábio Perdigão, do curso de Geografia, e Eddie William Santana, do curso de Medicina, que é também o coordenador do campus de Pacoti.

alt

A cessão da área e do prédio, onde o referido campus funciona, resulta de parceria, sob lógica de comodato por 20 anos, já renovados por mais 20 anos, pela Fundação Deusmar Queiroz.

Naquela unidade funcionam vários projetos de formação, como o internato rural dos estudantes de Medicina e de Enfermagem, vários projetos de pesquisa, como Arquivos da Memória: Maciço de Baturité (que consiste na triagem e catalogação de arquivos) e vários projetos de extensão, como a Sala Verde (com exposição de arquivos e materiais que potencializam a informação e a formação ambiental).

alt

O trabalho é acompanhado de um memorial descritivo de seus limites e conflitantes com coordenadas métricas, indicação de ângulos, azimutes e rumos além do calculo de sua área em hectares com curvas de nível em precisão métrica e fotos aéreas e ortofotocartas georeferenciadas.