Com sucesso Uece realizou XXV Semana Universitária, a primeira em formato virtual

30 de novembro de 2020 - 19:41

Em 2020, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) enfrentou diversos desafios causados pela pandemia do novo coronavírus. Um deles foi a realização de sua tradicional Semana Universitária, que chegou em sua 25ª edição. Resiliente e inovadora, a instituição se adaptou e promoveu pela primeira vez o seu maior evento científico e cultural, no formato virtual.

Com o tema “Universidade, Ciência e Arte: produção de saberes a serviço da vida e da sociedade”, a Uece realizou no período de 23 a 27 de novembro, pelo seu canal no YouTube e por diversas outras plataformas online, 13 grandes eventos que integraram a Semana Universitária 2020. Diversas palestras, mesas-redondas, minicursos, exposições, painéis, rodas de conversa, webnários e muito mais, foram oferecidos gratuitamente para a comunidade da Uece e para o público em geral.

Durante cerimônia de encerramento, na última sexta-feira (27), o coordenador geral do evento, professor Jerffeson Souza, fez uma avaliação. “É uma alegria muito grande chegarmos a esse momento de encerramento, de conclusão, de mais uma Semana Universitária muito bem sucedida. (…) Foram 13 eventos de segunda pela manhã até agora. Formalmente se inscreveram 5.640 pessoas no evento, mas milhares de outras participaram da nossa programação online, atendendo à expectativa que tínhamos em relação a facilidade que essa presença virtual do evento iria gerar; foram 167 minicursos, com 7.140 vagas ofertadas, todas ocupadas, e mais de 1.200 horas de atividades (…), o que mostra não só a grandeza do evento, mas também a grandeza da nossa instituição e do trabalho que desenvolvemos na Uece. Como coordenador geral da Semana, me sinto muito satisfeito pelo trabalho que foi desenvolvido e muito feliz com o sucesso da 25ª edição da Semana Universitária, pois ela cumpriu com seus objetivos”.

Jerffeson Souza agradeceu a todos que organizaram e participaram do evento. “Minha fala é de agradecimento e de reconhecimento a todos que, de alguma forma, contribuíram para a organização e sucesso de mais essa semana Universitária (…), em especial à professora Josete, a nossa reitora, que foi a nossa maior incentivadora”, ressaltou o coordenador geral da XXV SU.

Para a reitora Josete Sales, que participou do evento de encerramento no polo UAB de Beberibe, a realização do evento em 2020 foi de muita alegria. “Eu lembro que a palavra da abertura da nossa Semana Universitária foi ‘alegria’. Esta palavra nos acompanhou durante toda a Semana e ela também será utilizada para essa cerimônia de encerramento. É com imensa alegria que festejamos agora o grande feito da primeira edição remota da nossa Semana Universitária, honrando com o nosso compromisso institucional, com a nossa história, com a nossa cultura, de não só realizar um evento científico a mais, mas de novamente apresentarmos à comunidade acadêmica e ao povo cearense, o que é a universidade estadual, quem somos, o que fazemos, o que propomos, o que está no nosso horizonte como realizações, projetos e desafios”, destacou. A reitora deixou, ainda, o convite para a próxima edição, em 2021.

A cerimônia de encerramento prosseguiu com a conferência “A Cultura e as Artes como Direito de Cidadania e de Reinvenção do Mundo e da Vida”, proferida pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

Antes de iniciar a conferência, o secretário fez um agradecimento à Uece. “No ano de 2016, esta universidade tomou uma decisão através de seu Conselho Superior, de titular todos os mestres e mestras da Cultura, reconhecidos por meio de editais da Secretaria da Cultura, com o título de Notório Saber em Cultura Popular. Esse foi um acontecimento inédito no Brasil. Algumas outras universidades já deram um título de notório saber ou mesmo de doutor honoris causa, mas de maneira pontual. A Uece estabeleceu isso de maneira sistêmica, articulada, e como um programa integrado”, destacou.

O evento contou ainda com o brilho da apresentação da Orquestra Sinfônica e do Coral da Uece, realizada em 2019, sob a regência da professora e maestrina Inês Martins. A cerimônia de encerramento, bem como toda a XXV Semana Universitária, contou com a parceria do Núcleo de Libras da Uece (NEL).

Para assistir à conferência e à cerimônia de encerramento, acesse www.youtube.com/ueceoficial