Com parceria da Uece, MIS faz exposição sobre mulheres que romperam ciclo de violência

12 de abril de 2024 - 15:24

Uma exposição interativa e inclusiva, que traz em 16 retratos gigantes (2,00m x 1,30m) histórias de superação de violências física, psicológica, sexual e patrimonial, que tiveram como vítimas, as mulheres. A terceira edição da mostra “O Que Não Nos Disseram” inicia neste sábado, dia 13 de abril, às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A mostra apresentará o protagonismo que vem da força de 16 mulheres que romperam o ciclo de violência doméstica, por meio de retratos e registros audiovisuais de 15 fotógrafas cearenses. Idealizado pela jornalista Andressa Meireles, o projeto dá destaque a histórias de ressignificação e força. O acesso é gratuito.

A Uece, por meio do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV) e do Grupo Legendagem e Audiodescrição (LEAD), é parceira da ação, tendo contribuído na audiodescrição dos retratos, tornando a experiência acessível e inclusiva, contando, ainda, que a exposição incorpora obras táteis, tradução em Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos. Tudo isso, fruto dessa parceria não apenas com a Uece, mas também com a UFC.

Este ano, a exposição audiovisual também chegará à sala imersiva do MIS, a fim de ampliar a abrangência e o impacto do debate sobre violência doméstica.

Nesta edição, Markelly, Rosana, Darciane, Bárbara, Lis, Dayana, Luciana, Danielle, Cinthia, Denise, Maria, Ingrid, Pérola, Salete, Luzirene, Luciana e Brenda se encontram em rosto, voz e experiência ao público por meio dos registros audiovisuais.

Participam do projeto as fotógrafas Beatriz Souza, Byya Kanindé, Camila de Almeida, Débora Anacé, Delfina Rocha, Gabi Madeiro, Lia de Paula, Keli Pereira, Marcela Müller, Naya Oliveira, Rayane Mainara, Tainá Cavalcante, Tatiana Fortes, Thais Mesquita e Thayná Silveira.

“O Que Não Nos Disseram” vai além do registro fotográfico. É um projeto que lança luz sobre as diversas formas de violência contra a mulher, abordando os diferentes tipos de agressão, previstos na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340). A proposta é discutir o tema sob a perspectiva das protagonistas do projeto.

Andressa Meireles, jornalista e idealizadora, compartilha sua jornada pessoal, marcada por um episódio de violência doméstica. Para ela, “O Que Não Nos Disseram” é uma oportunidade de ressignificação, uma forma de transformar a dor em força e amplificar vozes de outras mulheres que compartilham histórias parecidas, ainda que singulares.

História de Kaianne Bezerra integra exposição

Luciana e Brenda protagonizam um dos retratos da edição deste ano trazendo a memória da contadora Kaianne Bezerra Lima Chaves, de 35 anos, assassinada em setembro do ano passado. Mãe e irmã da vítima relatam os impactos do feminicídio aos familiares.

Ainda em setembro do último ano, o então esposo de Kaianne, Leonardo Nascimento Chaves, foi preso por suspeita de participação no assassinato. A motivação do crime seria o desejo de obter um seguro de vida no nome da esposa, no valor de R$ 90 mil.

Sancionada em 2015, a Lei nº 13.104 torna o feminicídio um homicídio qualificado e o coloca na lista de crimes hediondos, com penas mais altas, de 12 a 30 anos. É considerado feminicídio quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima.

Quatro anos de ação

Ao longo dos quatro anos de existência do projeto “O Que Não Nos Disseram”, foram 35 histórias contadas diretamente pelas mulheres, com destaque para a diversidade e a pluralidade de idade, raça e classe social. A força da proposta reside na capacidade de apresentar outras perspectivas. “É um convite para quebrar estereótipos e reconectar-se com a própria identidade para além da violência sofrida”, explica Andressa. Ela reforça que a iniciativa vai ao encontro não só das mulheres, mas também dos homens, buscando promover uma reflexão nesses agentes sobre o que significa esse tipo da violência e encorajando todos a se posicionarem nesse combate.

A terceira edição da Exposição O Que Não Nos Disseram é uma realização do Museu da Imagem e do Som, do Instituto Mirante de Cultura e Arte, do projeto O Que Não Nos Disseram e da Guerreiro Produções Artísticas e Culturais, com patrocínio da Moda Colmeia. O projeto tem apoio da Delfa, Beach Park, Instituto Aço Cearense, Sou Energy e Universidade Federal do Ceará (UFC), através dos grupos Fotografia Tátil, Oficina Digital, Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAUD) e Museu de Arte da UFC (Mauc). Estão, ainda, entre os apoiadores a Universidade Estadual do Ceará (Uece) pelo Grupo de Pesquisa, Legendagem e Audiodescrição (Lead), a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará, a Defensoria Pública do Estado do Ceará e a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE).

Saiba mais sobre o projeto em https://www.instagram.com/oquenaonosdisseram/.

Lançamento da terceira edição da exposição “O Que Não Nos Disseram”
Onde: Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) – Av. Barão de Studart, 410, Meireles
Quando: Sábado, 13 de abril, às 18h
Período: Em cartaz até 12 de maio de 2024
Funcionamento: Quarta e quinta-feira, de 10h às 18h; e de sexta a domingo, de 13h às 20h.
Acesso gratuito

Com informações do MIS