Com parceria da Uece, Ecomuseu de Pacoti lança projeto Arquivos da Memória

1 de novembro de 2018 - 13:41

O Ecomuseu de Pacoti, localizado no Campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti, lança neste sábado (03/11), às 15h, o Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, que consiste na triagem e catalogação de arquivos, os quais estão sendo digitalizados para serem inseridos neste que se converterá no primeiro Portal de acervo histórico virtual de documentos, fotografias, objetos, artefatos, referentes  à  memória  da  Região  do  Maciço  de  Baturité,  que  serão  disponibilizados  para  o público em geral na internet.

Na ocasião, será também oficialmente lançado e apresentado ao público e à comunidade o “site do Ecomuseu de Pacoti”, além de ser prestada homenagem especial ao jornalista, historiógrafo, memorialista e colecionador cearense, Miguel Ângelo de Azevedo, o “Nirez”, um dos guardiões da memória histórico-cultural do Ceará.

O material resguarda, em definitivo, fatos e acontecimentos sobre a história, patrimônio, personagens, costumes, arte e cultura desta Região, convertendo-se em inestimável fonte de pesquisa.

De acordo com o coordenador do Campus da Uece em Pacoti, professor Eddie William de Pinho Santana, o Ecomuseu é um importante parceiro da instituição. “Ele está inserido dentro do nosso Campus de Pacoti, integrando as ações e projetos da Uece para a Serra de Baturité. Essa parceria é muito importante para nós na medida em que os projetos, tais como o Arquivos da Memória e, anteriormente, o Jovem Explorador, representam iniciativas de sucesso para o resgate histórico e ambiental da Serra de Baturité”.

O Ecomuseu de Pacoti,  instituição  cearense  premiada  nacional  e  internacionalmente,  foi  citado  como exemplo  inspirador  em  publicação  nacional,  lançada  em  junho  de  2018,  pelo  Instituto Brasileiro de  Museus  –  IBRAM  /  Ministério  da Cultura  /  Governo Federal,  em  Brasília  (DF). Trata-se do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), que reúne os princípios e diretrizes da mais nova política pública voltada ao setor de museus brasileiro.

Recentemente, em setembro de 2018, foi lançado pelo Sebrae-CE, o mais novo Roteiro Turístico do Maciço de Baturité, intitulado Caminhos do Maciço, no qual o Ecomuseu de  Pacoti  aparece  como  um  dos  pontos  de  visitação  (atrativos  turísticos)  de  destaque  da Região.

O Projeto Arquivos da Memória: Maciço de Baturité é uma realização do Ecomuseu de Pacoti, Letra Viva Cultura Inteligente e Flexos Artes, contemplado  no  IX  Edital Mecenas do Ceará, e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811).

Serviço

O que: Lançamento oficial do Projeto Arquivos da Memória: Maciço de Baturité e do site do Ecomuseu de Pacoti
Onde: Campus da Uece de Pacoti – Rua Divino Salvador, 225 – Centro – Pacoti – CE
Quando: Sábado, 03 de novembro, às 15 horas