Com apoio da Uece, Simpósio Internacional de Climatologia começa hoje (11/11)

11 de novembro de 2019 - 11:50

Com apoio da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África (MPClimatologia/Uece), o Simpósio Internacional de Climatologia (SIC) começa nesta segunda-feira (11/11), no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), em Belém-PA, e segue até quinta-feira (14/11). O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET), contará com a participação dos professores da Uece, José Maria Brabo Alves e Emerson Mariano da Silva.

Trata-se de um evento bienal com a finalidade de reunir a comunidade científica e profissional do Brasil e do exterior para apresentar e discutir temas associados ao clima e seus impactos nas atividades humanas. O SIC tem o objetivo de promover, incentivar e divulgar as pesquisas na área de meteorologia e climatologia, congregando pessoas que se dedicam ou se interessam pelo tema, visando uma cooperação estreita entre os congressistas, levando a um efetivo intercâmbio de informações e de conhecimentos.

O professor José Maria Brabo participará da mesa redonda “Modelos e Previsão Climática”, a ser realizada nesta terça (12/11), e o professor Emerson Mariano estará presente na mesa redonda sobre “Clima, Políticas ambientais e Agricultura”, como moderador, que acontecerá no último dia do VIII SIC (14/11). Emerson é também membro da Comissão Organizadora do evento.

O SIC já é um evento consolidado junto a SBMET, diversas instituições públicas e sociedade civil. O evento aborda questões ambientais relacionadas ao clima, que são de interesse de toda comunidade, caracterizando-se como uma oportunidade para promover os estudos mais recentes desenvolvidos no meio acadêmico e as novidades tecnológicas na área de meteorologia, através da apresentação de painéis, plenárias, trabalhos científicos e operacionais, além de minicursos para estudantes, e uma feira de negócios em meteorologia e meio ambiente, com a participação de órgãos públicos e diversas empresas especializadas nesse segmento. Para o VIII SIC, espera-se atingir um público de 500 pessoas, e aproximadamente 400 trabalhos.

As atividades a serem realizadas no VIII SIC devem proporcionar o enriquecimento do debate sobre clima e seus impactos nas atividades humanas, como também discutir maneiras de mitigar os efeitos da variabilidade climática no nosso cotidiano. O evento também deve contribuir para promover a ciência meteorológica e suas subáreas entre o público-alvo do evento, contribuindo para o aprimoramento das metodologias de simulação e previsão do clima, bem como para a gestão dos recursos hídricos e energéticos renováveis existentes no país e no mundo.

Espera-se ao longo do evento, identificar e avaliar o panorama climático atual, e a situação dos recursos hídricos e energéticos renováveis no país, incluindo a preocupação mundial com o meio ambiente, onde possíveis desequilíbrios nos ecossistemas terrestres têm atraído a atenção mundial para o clima.

Mais informações sobre o evento: http://sic2019.com.br

Com informações da SBMET