Coletivo Ao pé da Letra recebe certificação da SECULT

5 de outubro de 2023 - 10:42 # # #

A Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT) certificou o Coletivo Ao Pé da Letra como Ponto de Cultura do Ceará. O certificado comprova que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade e contribui com o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Estado. O reconhecimento veio a partir da Lei 18.012/2022. O coletivo é uma iniciativa do Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Para o escritor Kelsen Bravos, os pontos de cultura são “resultado de longa luta da sociedade civil e surgiram como investimento e apoio a agentes culturais que atuam nas comunidades, permitindo a descentralização da gestão e disseminação de bens culturais nos mais longínquos rincões do país”. O funcionamento de pontos de cultura vinculados a uma instituição de ensino superior, como a Uece, fortalece a integração da universidade com a sociedade e seu papel de agência de produção e dinamização da cultura no estado.

O Coletivo Ao Pé da Letra é composto de escritores(as), desenhistas, pintores, musicistas, designer gráfica, bordadeira e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais voltada para a produção literária e artístico-cultural, tendo publicado vinte e dois vídeos em plataformas digitais que se vinculam ao livro multiplataforma “Ao pé da letra: literatura no balaio de artes” lançado pela EdUece em setembro de 2022. “Somos um grupo de pessoas com visões de mundo diferentes que encontraram nas artes, especialmente na literatura, um espaço para a formação humana com forte conteúdo ético voltado para a transformação social” afirmou a escritora Efigênia Alves, que é professora do IFCE em Jaguaribe-CE.

A atriz e produtora cultural Hertenha Glauce compreende que “a certificação recebida pelo Coletivo Ao pé da letra é um justo reconhecimento da sua trajetória na promoção da diversidade artístico-cultural do Ceará”.

A secretária de cultura do Ceará, Luisa Cela, explica sobre a certificação: “a titulação é dada como reconhecimento a atuação no campo artístico e sociocultural de entidades e/ou coletivos culturais, situados no estado do Ceará”, a secretária finaliza parabenizando a atuação do coletivo.

Conheça mais sobre os Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura se tornaram uma referência de política cultural dentro e fora do Brasil, tendo sido adotados em vários países da América Latina, como Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Costa Rica. No Ceará não é diferente: a Rede Estadual Cultura Viva do Ceará é composta por 240 pontos.

Para fortalecer essa política, foi sancionada a Lei N.º 16.602, de 5 de julho de 2018, que institui a Política Estadual Cultura Viva, cujo objetivo é promover a produção e difusão da cultura e o acesso aos direitos culturais à população cearense, sendo uma política de base comunitária, territorial e ou temático-identitária, do Sistema Estadual de Cultura do Estado do Ceará.

Em 2017, foi lançado o Prêmio Pontos de Cultura do Ceará, com o objetivo de reconhecer e fomentar 50 entidades culturais da sociedade civil que foram chanceladas como “Ponto de Cultura” no âmbito da política do Programa Cultura Viva. O Governo do Estado, através da Secult, investiu o total de R$1,3 milhão na premiação que fortalecerá o campo artístico-cultural mobilizado pelos pontos de cultura, atendendo as diretrizes, objetivos e à meta 07 do Plano Estadual da Cultura e fortalecendo a rede estadual de pontos de cultura.