Colação de Grau da Uece encerra ciclo e aponta novos desafios para concludentes

8 de fevereiro de 2018 - 20:35

“Recolocar o Brasil no plano do desenvolvimento democrático e no plano de políticas para inclusão social”. Esses são os desafios ressaltados pelo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, para 238 concludentes, em solenidade de Colação de Grau da Instituição. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (07/02), no Palatium Buffet.

alt

Colaram grau alunos dos cursos de Administração de Empresas, Serviço Social e Ciências Contábeis, pertencentes ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), e dos cursos de Geografia, Ciências da Computação, Matemática, Química e Física, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

alt

De acordo com o presidente da cerimônia, o desafio para quem encerra agora o ciclo da graduação envolve “construir uma vida inteligente e digna. (…) O que espero, como reitor da Universidade Estadual do Ceará, é que vocês tenham aproveitado a oportunidade de não só desenvolver as competências técnicas, mas também as competências humanas, as habilidades comunicacionais e relacionais, as competências políticas e a competência ética de focar numa vida digna (…), fazendo deste país, um país digno”, destacou Jackson Sampaio.

alt

Para o formando do curso de Geografia e representante discente, Adisson Souza Tavares, “a educação é o único meio capaz de transformar a sociedade, que se encontra em nosso país, corrompida (…). Pelo ato de educar é que construiremos o sustentáculo no processo de formação e transformação de um país mais justo e igualitário”.

alt

Paula Fabrícia Brandão Aguiar, professora do curso de Serviço Social e oradora docente da cerimônia, ao falar da alegria da Instituição em formá-los, destacou que a trajetória acadêmica está apenas começando. “É de vocês que esperamos as grandes mudanças, a novidade das coisas, que ergam os mais altos voos, mudem os rumos da vida, alterem os significados caducos e anunciem novas possibilidades”.

alt

Com o mesmo sentimento de “novas possibilidades”, agora formados, os mais de 200 concludentes presentes pensavam no futuro. “Agora quero trabalhar na minha área e depois fazer Mestrado e Doutorado”, conta Antony Kevin Ferreira Santos, do curso de Ciências da Computação, que acaba de ser convocado para assumir cargo conquistado por meio de concurso público da Prefeitura de Caucaia.

Kevin, assim como muitos outros, comemorava o momento com a família. Seus pais, José Irairton Oliveira dos Santos e Maria Nazaré Ferreira da Silva, felizes com a conquista do filho, não conseguiam – e nem queriam – disfarçar a alegria. “A vitória dele é nossa vitória! A sensação é que, depois de cinco anos, nós concluímos a graduação”, comemoram.

alt

A namorada, Larissa Albuquerque, formada pela Uece em Administração, e a irmã, Kessia Ferreira dos Santos, estudante de Psicologia também na Uece, estavam presentes. “Sempre me espelhei muito nele, desde a escola. (…) Ele sempre cuidou muito de mim e fomos sempre muito unidos. Eu participei de todos os passos da conclusão do curso, inclusive, aluguei a roupa da colação com ele, escolhi as fotos (…). Hoje, com muito orgulho, eu que o vesti! Ele é o primeiro a se graduar em nossa família nuclear e é um momento muito importante para todos nós”, revela a irmã.

Participaram também da solenidade o conselheiro diretor de Relações Institucionais do Conselho Regional de Administração (CRA-CE), Sérgio Bezerra; o chefe de Gabinete da Reitoria, Edmar Pereira; os pró-reitores de Graduação, Jerffeson Souza; e de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; os diretores do Cesa, Vladmir Spinelli; do CCT, Luciano Cavalcante; e do Centro de Humanidades (CH), Adriana Barros.

alt

Estavam também presentes os coordenadores dos cursos de Administração, Cora Franklina do Carmo Furtado; de Ciências da Computação, Ana Luiza Bessa Barros; e de Matemática, Manoel Pereira Neto; além da vice-coordenadora do curso de Química, Evanise Frota; e da representante da coordenação de Geografia, Leonor de Maria Rodrigues Melo.