CMF celebra 40 anos do Curso de Nutrição da UECE

11 de outubro de 2017 - 20:27 #

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) realizou nesta segunda-feira, 9, sessão solene em comemoração aos 40 anos de criação do curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A homenagem foi proposta pelo vereador Acrísio Sena, evidenciou a importância da atuação acadêmica no desenvolvimento de pesquisas e conquistas na área da Nutrição, e teve a parceria da assembleia Legislativa do estado do Ceará, por propositura da Deputada Raquel Marques.

alt

O vereador Acrísio Sena destacou a necessidade de momentos que reconheçam o trabalho das universidades e como o campo acadêmico vem desempenhando um papel fundamental na efetivação de políticas públicas. O parlamentar ressaltou o orgulho de ser egresso da Uece, pois é graduado em História pela instituição.

O reitor da UECE, Jackson Sampaio, falou do empenho de diversos segmentos na construção do que hoje conhecemos como a Universidade Estadual do Ceará. O reitor destacou o curso de Nutrição, sendo “o primeiro produto da própria instituição”. “É uma grande satisfação receber esse reconhecimento. O curso de Nutrição deixa um legado para a história da saúde e da formação. Parabéns a esta Casa que, em meio aos tempos político, econômico, financeiro e eticamente conturbado pelo qual o país vive,  teve a delicadeza de saudar e reconhecer a qualidade da UECE, uma universidade pública, de um curso da área da saúde, de uma profissão e uma missão” agradeceu Jackson Sampaio.

alt

A UECE caminha desbravando o caminho da ciência e 80% dos professores dos atuais cursos de Nutrição do Ceará são egressos da UECE. Completar 40 anos com tantas vitórias mostra que somos fortes e comprometidos com a população de Fortaleza, do Ceará, do Brasil e do Mundo, pois temos egressos atuando em vários países. A Nutrição está de parabéns, destacou a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Gláucia Posso Lima.

A coordenadora do curso de Nutrição da UECE, Clarice Vergara, ressaltou a importância do momento para a área da saúde, e como nesses 40 anos fomos pioneiros do Estado, tanto na Graduação como no Mestrado, continuaremos a ser no Doutorado. Ressaltando os avanços na profissão, Clarice Vergara destacou a criação de 17 cursos presenciais e quatro por EaD, uma modalidade polêmica para área que envolve muita prática, em campo sensível como o da saúde, destaca que esta homenagem do Legislativo reforça o trabalho que os profissionais vêm realizando ao longo de 40 anos.

alt

A solenidade prestou homenagem a vários profissionais e colaboradores da área: professor Antônio de Pádua Valença da Silva, 36 anos de colaboração no curso de Nutrição; professora Agda Diniz, primeira coordenadora do curso de Nutrição; Helena Sampaio, Professora Emérita da Uece; e a servidora Ethel Fonseca Rocha, 32 anos atuando no curso de Nutrição.

Em nome dos homenageados, a professora Helena Sampaio agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal à trajetória da UECE e do curso de Nutrição. São essas homenagens que nos motivam ir mais para frente. Essa sessão é um coroamento para o nosso curso de Nutrição e muito obrigado pelo reconhecimento, pontuou.

A solenidade contou com a presença de representantes do Sindicato dos Nutricionistas, Juliana Queiroz; do Conselho Regional de Nutrição, Patrícia Teixeira Lima Verde; e da Secretaria Municipal de Saúde, Itamárcia Araujo, médica que é professora de práticas do curso de Medicina da Uece.