Cinco novos laboratórios e Regimento do Hospital Veterinário são aprovados pelo Consu/Uece

12 de novembro de 2019 - 09:48 # # # #

O Conselho Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Consu/Uece) aprovou durante sessão realizada no último dia 4 de novembro, a criação de cinco novos laboratórios, que beneficiarão a comunidade acadêmica e favorecerão a produção técnico-científica na Uece, além do Regimento do Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC), localizado no campus Itaperi.

Na reunião, foi aprovada a criação dos Laboratórios de Economia e Inovação Azul (Ceará Blue Lab), vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa); de Cultura de Células e Tecidos (LabCCulT), ligado ao Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB); de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará (LAPESCE), do Centro de Humanidades (CH); de Estudos do Campo, Natureza e Território (LECANTE) e de Análise e Ciclo de Vida (LACV), ambos vinculados ao Centros de Ciências e Tecnologia (CCT).

O Laboratório de Economia e Inovação Azul (Ceará Blue Lab) tem como objetivo geral promover atividades de articulação, gestão, pesquisa, desenvolvimento e estudos integrados com intuito de viabilizar o efetivo surgimento e expansão da Blue Economy e da Blue Innovayion no Estado do Ceará. O Ceará Blue Lab funcionará junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Núcleo de Pesquisa em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento (GESTIC) e Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS).

O Laboratório de Cultura de Células e Tecidos (LabCCulT) visa realizar atividades de pesquisa nas áreas de Cultura de células e tecidos, Fisiologia, Biologia Celular e Molecular por meio de projetos de pesquisa, assim como formar recursos humanos nas referidas áreas, habilitando os egressos em pesquisa e ensino. Atuará junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF).

O Laboratório de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará (LAPESCE) tem como finalidade desenvolver pesquisas na área sociolinguística variacionista, especialmente no que diz respeito à criação de bancos de dados de língua falada. O LAPESCE realizará suas atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA).

O Laboratório de Estudos do Campo, Natureza e Território (LECANTE) objetiva principalmente desenvolver atividades de pesquisa e extensão voltadas para apreensão da organização do espaço agrário cearense, abarcando suas dinâmicas sociais, territoriais, ambientais, políticas e econômicas. Espera-se também avançar na produção dp conhecimento científico acerca de temáticas de pesquisa do Laboratório e, ao mesmo tempo, contribuir com o fortalecimento das comunidades pesquisadas através das atividades de extensão. O LECANTE será associado ao curso de graduação em Geografia.

O Laboratório de Análise e Ciclo de Vida (LACV) pretende realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de modelagem de diferentes categorias de impacto ambientais envolvidas, quantitativa e qualitativamente, ao longo do ciclo de vida associado a um processo ou do produto final, desde a sua produção, utilização e manutenção, até a disposição final do produto ou processo, no CCT/Uece, mediante a disponibilização de ferramentas para análise de modelagem de produtos e processis industriais, ou não, além de promover a formação de recursos humanos qualificados em nível de graduação e pós-graduação, formação continuada de professores e prestação de serviços à sociedade em geral.

Sobre a aprovação do Regimento do Hospital Veterinário, o documento norteará a administração do hospital, como disse o diretor do equipamento, professor Dárcio Ítalo Teixeira. “O Regimento do HVSBC da Faculdade de Veterinária da Uece possui grande relevância, pois norteia a administração, bem como professores, estudantes, funcionários e usuários do hospital, demonstrando que além de ser um equipamento de prestação de serviço à comunidade é também um Hospital Escola”.

O diretor destaca ainda que no Regimento “damos clareza de como ocorre a captação de recursos para o funcionamento do HVSBC (…). Também inclui os Residentes, que são uma parcela importante da composição do HVSBC”.