Centro Acadêmico de Química contribui com inclusão social por meio do Pibid e da Residência Pedagógica

19 de julho de 2019 - 17:03 # # # #

A partir de experiências no Pibid e na Residência Pedagógica, o CA promoveu roda de conversa inserida no IV Ciclo de Palestras da Química (CPQ), que teve como tema “Os desafios da Química na vida moderna”

“Abertura da Universidade para a Inclusão”. Esse foi o tema da roda de conversa promovida pelo Centro Acadêmico de Química da Universidade Estadual do Ceará (Uece), ocorrida no último dia 12 de julho, no Campus Itaperi.

Os alunos de graduação da Uece, organizadores da roda de conversa, participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e/ou do Programa de Residência Pedagógica da Uece, que proporcionam aos discentes uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Foi a partir da experiência pelos programas na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, que os alunos do curso de Química da Uece se aproximaram de estudantes com deficiências e decidiram compartilhar na universidade um pouco dessa rotina desafiante para os dois lados.

Para participar da roda de conversa estiveram presentes alunos integrantes do Pibid e Residência Pedagógica da Uece; alunos com deficiência da Escola Adauto Bezerra; a representante do Pibid/Uece e assessora de gestão da Pró-Reitoria de Graduação, Cristiane Forte; a coordenadora do Núcleo de Libras da Uece e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Mobilidade das Pessoas com Deficiência (CPAcesso/Uece), Cléia Feitosa; a integrante do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV) do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Uece, Geogia Tath Oliveira, representando a coordenadora do Laboratório, Marisa Aderaldo; e o aluno recém-aprovado pelo Vestibular da Uece, Paulo Airton Neto, egresso do Adauto Bezerra e que tem problema de visão.

A ocasião foi um momento para, principalmente, expor e discutir essas experiências, cada um em seus papéis como estudantes da educação básica ou universitários.

Thayná Barros está no 1º ano do Ensino Médio e como explicou sua mãe Meirelane Mendes, “é totalmente surda e seu desejo é ser veterinária”. Mãe e filha contaram sobre todo o apoio que recebem na escola, o que inclui o trabalho desenvolvido pelos alunos da Uece. Os demais estudantes também compartilharam, muitas vezes emocionados, as suas experiências. Para isso, contaram com uma intérprete de Libras.

De acordo com o vice-presidente do CA de Química, William Dias, o evento alcançou seu objetivo. “A nossa roda de conversa foi incrível. Temos procurado fazer eventos que abordem não apenas a Química como pesquisa, mas também a atividade docente, levando em consideração que nosso curso é Licenciatura. Programas como o Pibid e a Residência Pedagógica têm nos oportunizado uma formação mais completa, ajudando a nos tornar professores melhores, preparados para as realidades que nos esperam lá fora”.

Antes da roda de conversa houve ainda a palestra “Inclusão Educacional de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)” que, segundo William, serviu para dar uma base metodológica e informacional sobre o assunto para depois entrar na discussão em torno de deficiências mais comuns.

O evento integrou o IV Ciclo de Palestras da Química (CPQ), que teve como tema “Os desafios da Química na vida moderna”, realizado nos dias 11 a 12 de julho.