Cecitec/Uece forma novos profissionais de Ciências Biológicas, Química e Pedagogia

8 de agosto de 2019 - 13:30

O Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no município de Tauá, realizou no dia 19 de julho, Colação de Grau para 12 concludentes dos cursos de Licenciatura, sendo seis de Ciências Biológicas, três de Química e três de Pedagogia.

O Cecitec foi criado em 1994 e já formou 779 profissionais. O Centro tem como missão apoiar o desenvolvimento sustentável, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma a ensejar a melhoria de vida na Região dos Inhamuns.

O diretor do Cecitec, professor Isaías Batista, abriu a solenidade passando a palavra para o presidente da cerimônia, o vice-reitor da Uece, professor Hildebrando Soares. Em seu discurso, após parabenizar os formandos, o vice-reitor destacou que a formação superior de qualidade para filhas e filhos de trabalhadores, em sua grande maioria de baixa renda, é uma das grandes transformações propiciadas pela universidade pública e gratuita, como a Uece, nos sertões cearenses.

Professor Hidelbrando falou ainda sobre a Constituição de 1988 e sobre a necessária autonomia universitária. “Sonhamos na Constituição de 1988 uma universidade pública autônoma, democrática, sustentável e de pleno exercício da liberdade acadêmica. Uma Universidade como direito social e bem público… As agressões recentes à universidade pública representam também um ataque direto à ciência, tecnologia e inteligência nacional. Não há desenvolvimento e soberania nacional sem um sistema de universidades públicas fortes, autônomas e com pleno exercício da liberdade acadêmica”.

Representando o corpo docente, Paula Mota, professora do curso de Pedagogia, destacou aos formandos que “ser professor é ser agente ativo na construção de uma sociedade melhor”. E disse que “precisamos acreditar no ato humano de educar, precisamos esperançar e nos comprometer com o trabalho pedagógico e político desenvolvido na escola para que possamos assegurar uma formação que possibilite o exercício da cidadania”.

A oradora discente, Marília Gomes, formanda das Ciências Biológicas, destacou: “Hoje então nós formamos oficialmente e quando penso sobre todo esse tempo em que nos esforçamos para chegar a este momento, chego à conclusão de que hoje não nos formamos apenas, somos um pouco mais nós mesmos, um pouco mais professores, um pouco mais cidadãos e um pouco mais vivos”.

Também compuseram a mesa os pró-reitores de Graduação, Mônica Duarte Cavaignac; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano; os coordenadores dos cursos de Química, Franciglauber Silva Bezerra; de Ciências Biológicas, Sílvio César Lima; e de Pedagogia, Marluce Torquato. Estiveram também presentes na solenidade, professores e funcionários do Cecitec, políticos locais, familiares e amigos dos concludentes.

A cerimônia contou ainda com a participação da banda municipal de Tauá, Maestro Chico Clarinete, sob a regência do maestro Paulo Diniz.