Ceará tem 29 novos médicos formados pela Uece

10 de junho de 2024 - 12:42

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na última sexta-feira (7), cerimônia de Colação de Grau para 29 concludentes da 16ª turma do curso de Medicina. O evento aconteceu no auditório Paulo Petrola, no campus Itaperi, presidido pelo reitor da instituição, professor Hidelbrando Soares.

A representante discente, Viviane Sthefanni Rabelo, fez uma retrospectiva dos seis anos de formação, lembrando momentos vividos por toda a turma, como o primeiro contato com pacientes, as aulas remotas intensas durante a pandemia e o internato.

“Compartilhamos alegrias e tristezas durante nossa jornada e criamos laços de amizade que iremos levar por toda a vida… Conhecemos pacientes que nos afeiçoamos, vivenciando com eles seu momento de maior vulnerabilidade. Eles confiaram a nós seu cuidado… Recebemos gestos de carinho e gratidão pelas coisas mais simples, e muitas vezes nos momentos que mais precisávamos. Vimos o sorriso bobo de uma mãe ao ouvir pela primeira vez o bater do coraçãozinho do seu bebê e depois o traríamos ao mundo e escutaríamos seu choro, dando notícia de sua chegada… Não há palavras que descrevam a emoção de viver momentos assim”.

Em discurso descontraído, mas também carregado de emoção, o representante docente e patrono da turma, professor Daniel de Castro, parabenizou seus até então alunos. “Hoje é um dia de celebração, um marco em suas vidas e na jornada que vocês percorreram até aqui. Olho para cada um de vocês e vejo não apenas futuros médicos, mas também guerreiros e guerreiras brilhantes que enfrentaram desafios e superaram obstáculos com determinação e coragem”. Ele deixou conselhos, entre os quais, “para ser um médico, competência não é o suficiente, é preciso se importar. Se importar não é o suficiente, você deve ser competente; os pacientes vão lembrar do que você disser pelo resto de suas vidas; você tem o direito e o dever de dar notícias ruins quando necessário, mas nunca terá o direito de tirar a esperança de outra pessoa”.

Após os discursos, foi feita leitura dos juramentos pelos concludentes. Em seguida receberam a outorga de grau, além da certidão de conclusão do curso, das mãos do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, que ressaltou a importância da profissão para os cearenses.

“Vocês agora são médicos e as pessoas confiarão em vocês em seus momentos de maior fragilidade”, disse. Ao reconhecer que a população sofre com a carência de médicos, o gestor lembrou a conquista da universidade e do Ceará, por meio do projeto de expansão e interiorização do ensino superior, pelo qual a Uece está agora preparando novos profissionais também no interior do Estado. O gestor parabenizou os novos médicos e suas famílias, salientando ser essa uma conquista de todos que contribuíram e apoiaram a formação de cada um dos 29 concludentes.

Por serem parte dessa vitória, o reitor pediu uma salva de palmas para os pais dos novos médicos que, emocionados, não contiveram as lágrimas, a exemplo do senhor Ozenir Bezerra, pai da recém-formada Hellen Cryslen. Ele conta que a filha saiu de casa, em Jaguaruana-CE, aos 16 anos de idade, para buscar o sonhado diploma. “A gente forma uma filha e relembra de todas as dificuldades, toda a preocupação que passamos com ela distante”, desabafa o pai que, ao lado da esposa, Fátima Lima, viu naquela tarde a primeira filha se formar, a primeira médica da família.

Estiveram também presentes na solenidade, o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira; o coordenador da Educação Superior da Secitece, professor Cândido Bezerra Neto; a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel; a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, profesora Sâmya Coutinho; a coordenadora do curso de Medicina, professora Jocelia Bringela; e sua vice-coordenadora, professora Sheila Márcia Fontenele; além de professores do curso e convidados.