Ceará Credi inaugura ponto de atendimento no campus Itaperi da Uece

13 de julho de 2023 - 11:43

O Centro Cultural Patativa do Assaré, no campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), agora conta com um ponto de atendimento do Programa de Microcrédito Produtivo do Governo do Ceará (Ceará Credi), inaugurado nesta quarta-feira (12). A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), responsável pela operacionalização do programa, e a Uece, por meio da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece).

“Essa ação, por si só, é de grande importância, pois é produto de um convênio firmado entre a Universidade e o Governo do Ceará para garantir que os nossos estudantes possam ter acesso a crédito popular ofertado por meio do Programa, além de permitir que toda a população do entorno do Itaperi possa acessar o posto e negociar um crédito acessível para seus negócios”, frisou o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

A gerente de Políticas, Programas e Parcerias da Adece, Conceição Faheina, reforçou que “a parceria compõe uma estratégia traçada pelo Governo do Ceará para fortalecer e ampliar a atuação do Ceará Credi em todo o Estado. No local, serão atendidos tanto alunos da Universidade quanto empreendedores das comunidades do entorno do campus”.

O presidente do IDT, Raimundo Ângelo, ressaltou que “nós do IDT estamos à disposição para continuar trabalhando nessa parceria tão importante para o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado que, agora, ao inaugurar este espaço dentro da Uece, se aproxima da comunidade empreendedora dos bairros adjacentes e possibilita o acesso ao crédito de forma cada vez mais próxima”.

O Ceará Credi é uma ação do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho, executado pela Adece, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Em dois anos de operação, o Programa já viabilizou mais de R$ 136 milhões para cerca de 74 mil microempreendedores de todo o Estado.

Com a nova estrutura, o Ceará Credi passa a contar com 111 locais físicos de atendimento aos clientes, instalados em 103 municípios cearenses. Ao todo, o programa conta com 20 postos de atendimento, instalados nas unidades do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e VAPT-VUPTs. Além disso, também estão disponíveis 90 pontos de atendimento em locais cedidos por prefeituras, destes, 80 fazem parte de uma parceria firmada entre a Adece e prefeituras, a partir de Chamada Pública.

A solenidade de inauguração contou também com a presença do vice-reitor da Uece, Dárcio Ítalo Alves Teixeira; e dos gerentes da Diretoria de Economia Popular e Solidária da Adece, Conceição Faheina, Hidelvandro Soares e Maria José Chaves.