CAPP/IPECE premia egresso do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas

30 de dezembro de 2019 - 10:08 # #

IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará).

A pesquisa visava contribuir com as indústrias de pequeno porte, para as quais é alto o custo de aquisição de monitores de combustão industrial. A proposta é aplicar um sensor automotivo de oxigênio (sonda lambda) para detecção de óxidos de nitrogênio (NOx) em gases de escape de combustão industrial. Além de robustez e alta durabilidade, o sensor possui custo de aquisição relativamente baixo e pode ser facilmente encontrado no mercado, em qualquer loja de autopeças.

Os benefícios de utilizar a sonda lambda são: baixo custo, pouca necessidade de manutenção e recalibração, possibilidade de detecção de mais de um gás emitido com um único sensor.

Nas imagens é possível visualizar uma câmara de combustão (imagem 1) e um queimador de pequeno porte (imagem 2), ambos utilizados no desenvolvimento da pesquisa.

Os responsáveis pelo projeto são os professores Lutero Carmo de Lima e Mona Lisa Moura de Oliveira, juntamente com o aluno, agora egresso, Caíke Damião Nascimento Silva, todos pesquisadores Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas  – CMACFA, vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UECE.

Professor Lutero Carmo de Lima e o egresso Caíke Damião Nascimento Silva