CAPES aprova projeto PIBID-UECE
28 de dezembro de 2009 - 14:57
A UECE foi contemplada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES com o projeto geral “A vida docente na escola: aprender e ensinar pela pesquisa” o qual envolve 6 subprojetos nas áreas de Biologia, Ciências Sociais, Física, Filosofia, Matemática e Pedagogia. Esta aprovação representa investimentos superiores a um milhão e seiscentos mil reais no fortalecimento da formação de professores, principal legado da UECE.
O PIBID objetiva induzir e fomentar a formação inicial de profissionais do magistério, elevando a qualidade das licenciaturas e aproximando os licenciandos do cotidiano escolar, em especial das escolas públicas estaduais. As ações do PIBID proporcionarão uma estreita relação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica, tendo esta última decisiva participação nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas inseridos no programa.
“A vida docente na escola: aprender e ensinar pela pesquisa”, projeto institucional da UECE, foi sistematizado e submetido à CAPES pela PROGRAD e tem como foco a aprendizagem da profissão docente mediante o contato direto dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência, com os fazeres característicos do trabalho docente no cotidiano escolar e seus dilemas. Serão concedidas 128 bolsas a estudantes e 14 a professores das escolas de educação básica.
O objetivo central de cada subprojeto pode ser assim apresentado:
a) Física – FECLESC: subsidiar a melhoria do ensino de Física nas escolas de ensino médio do município de Quixadá por meio dos conhecimentos construídos pela investigação científica; da integração da Física à cultura local; do contato do licenciando em Física com a prática docente e da conexão da realidade do ensino à realidade do mundo físico;
b) Matemática – FECLESC: incentivar a iniciação à docência do estudante da licenciatura em Matemática, a partir da vivência de um processo formativo centrado no ensino da matemática, com base em três eixos: a (re)construção de conceitos, a discussão dos métodos de ensino, o estímulo a aprendizagem e ao ensino;
c) Biologia – FACEDI: proporcionar, através da aproximação entre as escolas e a universidade, a inserção dos licenciandos nas práticas e saberes da docência na área da Biologia, visando a formação de um profissional comprometido, reflexivo e pesquisador de sua ação docente;
d) Pedagogia – CED: contribuir para a formação do leitor universitário na perspectiva da produção do conhecimento, mediante a reflexão e o desenvolvimento de práticas de leitura no exercício da pesquisa.
e) Filosofia – CH: Fortalecer a formação dos licenciandos em Filosofia mediante o estudo de temas e textos clássicos da área, articulado a sua transformação didática para as situações de aula no Ensino Médio;
f) Ciências Sociais – CH: oferecer uma formação qualificada do licenciando em Ciências Sociais para a docência em Sociologia no Ensino Médio, a partir do cruzamento entre sua formação básica cognitiva e o exercício estratégico no ambiente escolar, ou seja, no encontro entre a dimensão instituída do conhecimento e das exigências da cultura escolar e a dimensão instituinte, criativa do raciocínio sociológico e da experiência do estudante inserido no cotidiano das escolas.
A PROGRAD parabeniza e deseja sucesso a todos os envolvidos na elaboração do projeto e subprojetos, em especial as Professoras Isabel Maria Sabino de Farias – Coordenadora Institucional; Isabel Cristina Higino Santana – Coordenadora Subprojeto Biologia; Rosemary de Oliveira Almeida – Coordenadora Subprojeto Ciências Sociais; Mônica Façanha Farias – Coordenadora Subprojeto Pedagogia e os Professores Antônio Grangeiro Filho – Coordenador Subprojeto Matemática; Emanuel Angelo da Rocha Fragoso – Coordenador Subprojeto Filosofia e Makarius Oliveira Tahim – Coordenador Subprojeto Física.