Campus Experimental de Pacoti recebe curso sobre Formigas do Brasil

29 de novembro de 2022 - 13:01 # # #

Ocorreu entre os dias 15 e 20 de novembro, no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia de Pacoti, a sexta edição do Curso Formigas do Brasil (CFB) sob a organização regional do professor do curso de ciências biológicas da Uece, Yves Quinet.

O curso é produto de um projeto criado em 2012 por três pesquisadores da área de mirmecologia (área da entomologia que estuda as formigas) brasileira, Rodrigo Feitosa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carla Ribas, da Universidade Federal do Lavras (UFLA) e Fernando Schmidt, da Universidade Federal do Acre (UFAC), os quais são organizadores nacional desta edição, além da organização regional da Uece.

Inspirado em iniciativas diversas de ensino, pesquisa e divulgação sobre Mirmecologia que ocorrem em várias partes do mundo, o curso tem como objetivo contribuir de forma efetiva na formação das novas gerações de mirmecólogos (especialistas do estudo das formigas) interessados nas diversas áreas de conhecimento (ecologia, ecologia de comunidades, ecologia química, etologia, biogeografia, taxonomia & sistemática etc.) nas quais se pode utilizar as formigas brasileiras como modelo de estudo. O conteúdo foi destinado a alunos de pós-graduação, mas também aberto a alunos de graduação, com interesse na área do estudo das formigas.

O conteúdo programático do curso contou com os seguintes tópicos: Introdução à Mirmecologia. Importância das formigas. Características biológicas, morfológicas e ecológicas. Métodos de coleta. Processamento do material. Introdução à taxonomia/sistemática de formigas. Identificação de subfamílias e gêneros brasileiros. Separação em morfo-espécies. Introdução à ecologia de formigas.

A primeira edição do CFB ocorreu em 2012, sendo realizado anualmente até 2014. A partir de 2014, as edições do curso foram organizadas a cada dois anos. Cada edição é realizada em um dos biomas brasileiros (a última, em 2018, foi na Mata Atlântica). No início de 2020, foi iniciada a organização da CFB-Edição 2020 – Bioma Caatinga (sexta edição do CFB), prevista para novembro de 2020. Entretanto, devido à pandemia Covid-19, a organização foi cancelada. Retomada no início de 2022, a Edição CFB – Bioma Caatinga ocorreu no período 11 a 20 de novembro de 2022.

O curso teve duas fases. A primeira fase ocorreu de 11 a 15 de novembro, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra das Almas (Crateús), onde ocorreu a abertura do curso, palestras sobre técnica de coleta e análise, demarcação de áreas de coleta pelos monitores do curso, atividades de coleta de formigas pelos alunos, usando técnicas e protocolos padronizados de coleta. A segunda fase do curso ocorreu, de 15 a 20 de novembro, no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia (UECE) de Pacoti, onde os alunos trabalharam com o material coletado na RPPN Serra das Almas, aprendendo a separar as formigas em morfoespécies, a montar e identificar as morfoespécies (a nível de subfamília e gênero), além de assistir a palestras sobre ecologia, taxonomia/sistemática etc. de formigas que foram ministradas por professores/pesquisadores convidados e provindos de várias IES do Brasil.

Além dos organizadores, o CFB-2022 conta com a participação de 30 alunos(as) provindos(as) de 11 estados e 18 IES, além de um aluno da Universidad Nacional de Colombia. Quatro dos alunos são do Ceará: uma é aluna de graduação do curso de ciências biológicas da UECE, os três demais sendo pós-graduandos do programa Programa de Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN-UFC, sendo uma das alunas doutoranda orientada pelo professor Yves Quinet da Uece), monitores (6, dois deles alunos de graduação do Curso de Ciências Biológicas da Uece) e palestrantes (em torno de 10 pesquisadores mirmecólogos provindos de várias IES do Brasil).

A realização da sexta edição do CFB no Ceará agregou de forma ímpar à Mirmecologia brasileira. Apesar do estado apresentar várias fisionomias da Caatinga e exibir uma exuberante biodiversidade, estudos envolvendo formigas são ainda incipientes. Além disso, pressupõe-se que a região possua potencial para a descoberta de muitas espécies novas. A realização da sexta edição do CFB em solo cearense tenderá a solidificar o conhecimento atual, a ampliar os trabalhos que vêm sendo realizados nos últimos anos na região, e a consolidar o trabalho dos grupos de pesquisa em mirmecologia da Caatinga, particularmente os atuando no Ceará (UECE e UNILAB)” comenda o professor Yves Quinet, coordenador regional do evento.

O número de espécies de formigas descritas até o momento no mundo todo é de cerca de 14 mil, com estimativas de cerca de 20 mil (ou até 30 mil) espécies existentes. No Brasil, a elevada diversidade de biomas e os diferentes tipos de vegetação são os principais fatores responsáveis por uma impressionante diversidade de formigas (cerca de 1600 espécies conhecidas no Brasil [mais de 10% da fauna mundial conhecida de formigas], com estimativa de pelo menos 3000 espécies no total, o que faz do Brasil o principal centro de biodiversidade das formigas no mundo). Entretanto, dada a sua dimensão continental e ao processo desuniforme de desenvolvimento científico, o conhecimento a respeito da biodiversidade brasileira (não somente de formigas) é limitado. Nesse sentido, o curso é um esforço da(o)s mirmecóloga(o)s brasileira(o)s profissionais para difundir e descentralizar o estudo de um dos grupos animais mais importantes ecológica e economicamente e assim aumentar o número de profissionais capacitados no desenvolvimento de projetos de pesquisa, em especial em regiões consideradas lacunas de conhecimento.