Câmara de Arte e Cultura da UECE define planejamento estratégico

6 de agosto de 2014 - 11:21

A diretoria da Câmara de Arte e Cultura (ArteCult), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), reuniu-se na sexta-feira, dia 1º de agosto, para elaborar o seu planejamento, para ações de curto, médio e longo prazos, partindo de propostas feitas pelos membros e também a través das sugestões recolhidas do Cadastro de Artistas, Pesquisadores e Grupos Artísticos e Culturais da UECE.

As atividades a serem implementadas a curto prazo são a definição de um calendário de reuniões da Câmara, definição de grupos de trabalho para o Aniversário de 40 anos da UECE e Semana Universitária e a elaboração de uma agenda cultural mensal, através de um formulário específico para mapear as ações artístico-culturais que já são realizadas ou serão criadas em todos as unidades da UECE na capital e no Interior.

Outras ações de curto prazo são a institucionalização e divulgação dos grupos artístico-culturais que já atuam na UECE, além de mapeamento de espaços em todas as unidades da Universidade que permitam a realização de eventos culturais – desde grandes salas a áreas ao ar livre -, e ainda a criação de um grupo de captação de recursos para concorrer em editais de fomento e a realização no segundo semestre de 2014, de um ciclo de palestras sobre Arte, Cultura e Gestão Cultural.

O planejamento da ArteCult inclui, em suas ações de médio prazo, a realização, ao longo de todo o ano de 2015, de festivais de arte e cultura nas seis unidades acadêmicas da UECE no Interior – Iguatu, Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Quixadá e Tauá e nos dois campi de Fortaleza – Itaperi e Fátima. Todas as edições deverão contemplar atividades como: mesas-redondas; oficinas de formação em linguagens artísticas, como parte de atividades de extensão; ações de formação de platéia e apresentações artísticas, tanto individuais como de grupos, convidados a partir do Cadastro de Artistas.

Em relação aos projetos de longo prazo, foi aprovada a criação do Projeto Museu Aberto do Itaperi e ainda a instalação de duas galerias de arte, uma no prédio da Reitoria e outra no Campus Fátima. Ficou ainda pautada a realização da Festa da Leitura da UECE, em anos alternativos à Bienal do Livro do Ceará.

A próxima atividade da ArteCult é reunir-se, no dia 17 de setembro, às 14h, com os representantes das Unidades para definir as datas dos festivais regionais em 2015 e ainda para elaborar a programação cultural da XIX Semana Universitária, que será realizada de 25 a 29 de novembro.