Bolsistas da PRAE atuarão nas escolas públicas de Fortaleza

7 de outubro de 2014 - 12:15

Bolsistas do Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária da Univesidade Estadual do Ceará (UECE), vinculados à Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), que optaram pelo Projeto Estudante Solidário estão sendo formados para desenvolverem projetos sociais em escolas públicas de Fortaleza.

alt

A primeira formação aconteceu durante duas semanas do mês de setembro, com o propósito de preparar os bolsistas para a inserção nas escolas públicas, cujas ações se fundamentarão na metodologia de células colaborativas visando ao desenvolvimento do protagonismo social dos estudantes dessas escolas.

Na segunda etapa da formação, realizada nos dias 2 e 3 de outubro, participaram 52 estudantes bolsistas que integram o Projeto Estudante Solidário. O encontro teve como objetivo preparar esses bolsistas para atuarem no Programa Mais Educação, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

A situação escolar dos adolescentes de escolas públicas no Brasil, e no Ceará, é preocupante. Segundo o MEC (2013): 55% deles não concluíram o ensino fundamental, quando já deveriam ingressar no Ensino Médio, cenário que configura a distorção idade/série.

alt

Inicialmente, serão atendidas pelo Programa Mais Educação 62 escolas de ensino fundamental e médio de Fortaleza. As ações deste Programa, no qual os bolsistas da UECE atuam como facilitadores/tutores, têm como objetivo promover a interação, de forma colaborativa, de estudantes universitários e esses adolescentes, na faixa etária de 15 a 17 anos, que se encontram em situação de retenção escolar, facilitando-os no desenvolvimento de seus projetos de vida e a escola.