Biblioteca da Uece expõe vida de Inezita Barroso na XX SU

11 de novembro de 2015 - 19:12

A Biblioteca Central Professor Antônio Martins Filho, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realiza até sexta-feira, dia 13, na recepção da Biblioteca, Campus Itaperi, a exposição “Inezita Barroso”. A mulher, que ficou conhecida pela valorização da cultura caipira brasileira, era bibliotecária, atriz, cantora, folclorista, professora, pesquisadora e instrumentista.

alt

De acordo com a bibliotecária da Uece, Nerci Vidal, Inezita foi escolhida para exposição não somente por ser bibliotecária, mas também um ícone da cultura caipira brasileira. “Temos aqui a finalidade de valorizar a nossa cultura”, diz Nerci.

alt

Uma das curiosidades expostas é que Inezita, aos 10 anos de idade, abriu uma biblioteca na própria residência, onde disponibilizava livros infantis, de Monteiro Lobato.

alt

Inezita foi ganhadora de prêmios como “Roquette Pinto” e “Saci”, além de ter recebido da Universidade de Lisboa, o título de Doutor Honoris Causa. A folclorista faleceu aos 90 anos, em 2015, no Dia Internacional da Mulher.