Biblioteca Central da Uece lança o Programa Páginas Cruzadas
26 de agosto de 2024 - 15:42
Para inscrição no evento, clique aqui. Os participantes terão direito a certificado.
Na próxima quinta-feira (29), a Biblioteca Central Professor Antonio Martins Filho, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), lançará o Programa Páginas Cruzadas, que visa a troca de experiências com instituições públicas e/ou privadas dedicadas à pesquisa, à preservação e à guarda de acervos bibliográficos. Páginas Cruzadas tem o objetivo, também, de apresentar iniciativas voltadas à acessibilidade cultural e à implantação de políticas de formação, desenvolvimento e gestão de acervos e coleções em bibliotecas, arquivos, museus e centros culturais e de memória.
Para o lançamento, que acontecerá na Sala de Multimeios da Biblioteca Central (BC), às 14h, será realizada a palestra “Troca de experiências: a acessibilidade cultural e a implantação da política de formação e desenvolvimento de coleções na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e na Biblioteca Central da Uece”, a ser proferida pelos bibliotecários Thelma Silva de Melo (Uece) e Igor Girão Peixoto (Bece), com mediação de um dos coordenadores/curadores do Programa, Rodrigo Ribeiro Braun; sendo também coordenadores, a diretora da Biblioteca Central, Ana Néri Barreto de Amorim, e a bibliotecária da Uece, Lúcia Maria Oliveira da Silva.
Trata-se de um Programa em consonância com o 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). O coordenador/curador, Rodrigo Braun, explica, “Isto é: o direito à memória como exemplo de justiça social; fundamento a ser seguido pelas instituições detentoras de acervos que, direta ou indiretamente, reportam trajetórias individuais e coletivas; registros financeiros e administrativos; patrimônio cultural; governança e gestão de órgãos públicos; instituições abertas às parcerias e às trocas de experiências para a inclusão, no mais amplo sentido do termo, e à eficiência de suas ações para a administração pública”.
É propósito do Páginas Cruzadas problematizar os processos de constituição de acervos, assim como a sua relevância simbólica e cultural para as sociedades contemporâneas, em particular à sociedade cearense.
As atividades do Programa serão abertas à comunidade acadêmica da Uece e aos profissionais dedicados à gestão de documentos de diferentes tipologias. Neste sentido, a Biblioteca Central reafirma a sua posição diante do princípio da indissociabilidade que rege a Universidade: ensino, pesquisa e extensão.
O Páginas Cruzadas conta com o apoio da Pró-reitoria de Administração (Proad), do Programa de Pós-graduação em História, Culturas e Espacialidades (PPGHCE), Associação de Bibliotecários do Ceará (ABC), da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), através do Instituto Dragão do Mar (IDM), da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) e da Fundação Waldemar Alcântara.
Para realizar inscrição no evento, clique aqui. Os participantes terão direito a certificado.