Banda Sinfônica da Uece realiza concerto no Cineteatro São Luiz

31 de outubro de 2022 - 11:06 # # #

A Banda Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará realizará concerto no próximo domingo, 6 de novembro, às 10h, no Cineteatro São Luiz. Intitulada “Concertos Sinfônicos”, a série terá duração de 70 minutos.

Com regência e arranjos do maestro e professor da Uece, Marcio Spartaco Nigri Landi, a programação promete encantar o público, com repertório que homenageará os compositores Heitor Villa-Lobos, Ralph Vaughan-Williams e Aaran Copland.

Heitor Villa-Lobos será lembrado por sua Bachianas Brasileiras nº 4, obra do repertório nacional que será apresentada em quatro movimentos – um Prelúdio; um coral, o Canto do Sertão; uma Ària, a Cantiga; e uma dança, Miudinho. O Prelúdio é sereno e contemplativo. O Canto do Sertão traz o contraste entre a melodia solene e melancólica e a insistente repetição de uma figura no agudo do piano. A Ária foi escrita a partir de uma balada do nordeste, Mana deix’eu ir. O final, Miudinho, tem suas linhas melódicas rápidas e seus ritmos irregulares. Essa é primeira vez que será apresentada pela Banda Sinfônica.

Ralph Vaughan Williams tem em English Folk Song Suite uma parte importante da literatura para bandas de concerto. Essa suíte de três movimentos trata melodias tradicionais com notável originalidade e charme sutil. Os movimentos são intitulados March: Seventeen Come Sunday; Intermezzo: My Bonny Boy e March: Folksongs from Somerset. Uma das obras-primas de bandas de concerto mais significativas do início do século XX.

O compositor norte-americano Aaron Copland terá a primeira audição de sua obra Appalachian Spring (1944). Em versão especialmente criada para a Banda Sinfônica da Uece, o balé retrata o dia de uma festa de casamento em uma fazenda da Pensilvânia no início do século 20. Abre ao amanhecer com um tema suave e os personagens são apresentados – o pregador revivalista, a mulher pioneira, o jovem casal para se casar e os seguidores do pregador. O interlúdio irrompe em alegre dança enquanto o casamento é celebrado. Ainda assim, o casal continua apreensivo com sua nova vida, e a música carrega um tom sombrio. Apenas a força de seus vizinhos mais velhos e a fé de uma reunião revivalista fornecem segurança. Por fim, tomando coragem daqueles ao seu redor, a noiva e o noivo estão em sua nova casa. A partitura de Copland termina tão serena quanto começou, terminando o dia com os mesmos acordes com que o amanhecer foi evocado.

Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) e podem ser adiquiridos pelo Sympla, clicando aqui, ou na bilheteria do Cine São Luiz.

Sobre a Banda Sinfônica da Uece

O projeto Banda Sinfônica da Uece começou suas atividades no ano de 2006, tendo sido a professora Inez Martins a maestrina desde sua criação até o ano de 2012. A proposta de formação da banda foi motivada pela forte presença na cultura cearense e brasileira das bandas de música tradicionais, como importantes organismos de preservação e divulgação da música. A proposta da Banda é única no estado. Se atém ao repertório sinfônico com a transcrição de obras universais do repertório sinfônico e com a composição de obras originais. Desde 2014, tem à frente da direção artística e regência o professor Marcio Landi.

Sobre o maestro

Marcio Landi concluiu seu pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa de Sociologia e Estética Musical – CESEM da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA/FCSH – 2022). Tendo sido agraciado com a renomada bolsa Fulbright do governo norte-americano, Landi alcançou o título de Doctor of Musical Arts in Orchestral Conducting pela University of Missouri-Kansas City (CAPES/FULBRIGHT, 2009-2013), possui mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e graduação em Bacharelado em Música com Habilitação em Composição e Regência pela mesma instituição. Atuou como Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Ceará, diretor do Laboratório Banda Sinfônica – LBS, coordenador do grupo de pesquisa Investigação em Regência e Interpretação Musical – IRIM, editor na Coleção IRIM, presidente do Simpósio de Regência e Interpretação Musical – SIRIM, e coordenador e regente titular da Banda Sinfônica da Uece.

O que: Concertos Sinfônicos, da Banda Sinfônica da Uece
Quando: 6 de novembro, às 10h
Onde: Cineteatro São Luiz
Aquisição de ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/77958/d/165207/s/1101423