Bancada Federal destina R$ 2 milhões à Uece: Investimentos visam expansão e melhorias

11 de abril de 2024 - 08:31

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebe, em 2024, investimentos da Bancada Federal. O valor é de R$ 2,05 milhões, que serão utilizados conforme diálogo dos parlamentares que destinaram a verba por meio de emendas e a Reitoria da Universidade.

São eles os deputados federais Idilvan Alencar, com R$ 1 milhão; Domingos Neto, com R$ 500 mil; Mauro Benevides Filho, com R$ 300 mil, e o senador Eduardo Girão, com R$ 250 mil.

As emendas parlamentares resultaram da atuação do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, junto à Bancada Federal, em Brasília, em novembro de 2023. Na ocasião o reitor defendeu a inclusão da Uece como instituição de destino de emendas de bancada, especialmente no tocante à Expansão e Interiorização da Universidade.

“A destinação de valores por meio de suas emendas de bancada demonstra a sensibilidade dos deputados e do senador no reconhecimento desta Universidade como um grande patrimônio de seu povo e que, como tal, contribui de forma muito grandiosa para a sociedade cearense. Esses recursos serão materializados em diversas ações na Uece, seja na capital, seja no interior, para a concretização de melhorias efetivas que impactem a comunidade acadêmica e, para além dela, o povo do Ceará.”

Do valor total, já foi definido, pelo deputado Idilvan Alencar, o destino de sua emenda: R$ 750 mil serão destinados à reforma do prédio em que funcionarão as atividades da pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro do Norte; R$ 150 mil serão destinados à manutenção da Residência Universitária da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), envolvendo serviços de reforma elétrica e de climatização, além da aquisição de computadores, e R$ 100 mil serão destinados para disponibilizar, também em Quixadá, uma Casa do Estudante, para abrigar estudantes da Feclesc/Uece.

Os deputados Domingos Neto e Mauro Benevides Filho e o senador Eduardo Girão, em momento posterior e juntamente com a Reitoria da Uece, definirão onde os recursos serão aplicados.