Aula inaugural do PPGHCE da Uece abordará história ambiental e desafios contemporâneos
13 de março de 2025 - 09:08
O Programa de Pós-Graduação em História, Culturas e Espacialidades (PPGHCE) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizará, no dia 31 de março, aula inaugural do semestre letivo 2025.1. O encontro será conduzido pelo professor José Augusto Pádua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema “História Ambiental, cultura e meio ambiente”. A atividade ocorrerá às 18h no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e será mediada por Rodrigo Alves Ribeiro Braun, professor e servidor técnico-administrativo da Uece.
A aula discutirá a relação entre o ofício do historiador, a história ambiental e os desafios da contemporaneidade. O evento é aberto ao público especializado e a todos os interessados no tema e no debate ambiental a partir da prática profissional do historiador.
A iniciativa conta com o apoio do Convênio Múltiplos Olhares, firmado entre a Uece e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza, do Centro Acadêmico de História “Caldeirão”, da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Atualmente, o PPGHCE tem como coordenador o professor Samuel Carvalheira de Maupeou e como vice-coordenador o professor Altemar da Costa Muniz.
Sobre o ministrante
José Augusto Pádua é professor do Instituto de História da UFRJ e um dos coordenadores do Laboratório de História e Natureza. É membro da Global Faculty da University of Cologne (Alemanha) para o período de 2024 a 2026 e vice-presidente, desde 2023, da Sociedade Latinoamericana e Caribenha de História Ambiental (SOLCHA). Também é fellow do Rachel Carson Center for Environment and Society, em Munique.
Com uma trajetória acadêmica dedicada à história ambiental e política ambiental, já ministrou cursos, proferiu conferências e participou de trabalhos de campo em mais de 40 países. Integra o comitê científico do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e colabora com diversas publicações acadêmicas, incluindo as revistas TOPOI, Ambiente e Sociedade e Environment and History. Seus principais temas de atuação incluem história do Brasil, história territorial, história das florestas e políticas de desenvolvimento sustentável.
Serviço:
Tema da Aula Inaugural: História Ambiental, cultura e meio ambiente
Ministrante: José Augusto Pádua
Mediação: Rodrigo Alves Ribeiro Braun
Data: 31 de março de 2025
Local: Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)
Horário: 18h