Aprovada a oferta de 900 vagas de especializações EaD para gestores públicos do Ceará

4 de agosto de 2023 - 15:48

Na última quinta-feira (3), o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, esteve em Brasília, acompanhado de comitiva cearense, em reunião com equipe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  Na ocasião, foi discutido o acordo de cooperação técnica entre a Uece, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) e o Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC). Da Capes, estiveram na reunião a diretora de EaD, Profª Suzana Gomes, e o coordenador geral de Programas e Cursos EaD, Luiz Alberto Rocha de Lira. Já na comitiva cearense, além do reitor da Uece, participaram o diretor do IPC, Luiz Eduardo de Menezes, e a coordenadora adjunta da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais da Uece (Sate/Uece), Prof.ª Eloísa Maia Vidal.

O acordo, aprovado na reunião, é fruto da proposta de uma experiência-piloto apresentada pela Uece à Capes envolvendo a oferta de cursos de especialização a distância voltada aos gestores públicos cearenses no interior do estado. Serão ofertados cinco cursos: Auditoria e Controle Interno; Controladoria Pública; Contabilidade Pública; Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. No total, serão 25 turmas (cinco para cada curso), com 36 vagas cada, totalizando 900 vagas em toda a oferta. O início das atividades está previsto para 2024.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “essa é mais uma ação para a ampliação da oferta de cursos no interior do estado do Ceará, particularmente, para gestores públicos, que trabalharão de forma ainda mais qualificada para a prestação do bom serviço público ao povo cearense.”

O diretor do IPC, Luiz Eduardo de Menezes, salienta que “nós, já há um tempo, capacitamos servidores municipais, mas faltava disponibilizarmos, principalmente no interior do estado, um curso de pós-graduação. Temos buscado capacitar e desenvolver os servidores municipais, principalmente os gestores, para que eles utilizem cada vez melhor os recursos públicos e, com certeza, vamos dar um salto na gestão pública municipal no estado do Ceará.”.

Segundo a professora Eloisa Vidal, “a formação em nível de especialização para os servidores municipais, representa um avanço na qualificação dos entes municipais, preparando-os para uma melhor execução dos orçamentos e controle das contas públicas”.