Após 37 anos, a servidora Suely Buson se aposenta na Uece

3 de março de 2023 - 16:37

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) se despede, homenageia e agradece a mais uma servidora técnico-administrativa que muito se dedicou à instituição. Nesta sexta-feira (3), aos 57 anos de idade, Suely Batista Buson Ramos assinou sua aposentadoria no Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), no campus Itaperi.

Graduada em Geografia pela Uece, Suely iniciou sua trajetória como servidora no mesmo curso, no campus Itaperi, permanecendo por muitos anos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e, mais tarde, mudando para o Centro de Ciências Sociais Aplicados (Cesa). “Passei 15 anos na Geografia, dois anos na Matemática; de lá fui para o Mestrado em Computação, depois para a Ciências Contábeis, onde estou há quatro anos”.

Na universidade, Suely teve oportunidade de se qualificar também em outras áreas, fazendo cursos básicos e/ou técnicos de Português, Secretariado, Computação, atendimento ao público e outros. É também reikiana, pelo Ekobé da Uece. “Eu adoro ser reikiana, sou voluntária numa casa espírita, cuidar do outro é também muito importante, e adoro estudar. Agora vou ter mais tempo para me dedicar ao que gosto”, destacou Suely ressaltando também a alegria de poder passar mais tempo com a família.

A agora aposentada demonstra respeito, carinho e gratidão não apenas pela Uece, mas também por coordenadores, professores e servidores que fizeram parte de sua história. “A Universidade, pra mim, é só gratidão! E quando a gente fala em Universidade, a gente fala em ‘parceria’. No Cesa, Dilce [in memorian] me ajudou muito, uma pessoa do coração maravilhoso, extremamente organizada e disciplinada”, destacou.

Com grande carinho também pelos estudantes, Suely destaca – “nossa vida, de quem trabalha com alunos, é tentar cuidar, ajudar da melhor forma possível. E isso é muito importante porque muitas vezes eles vêm desesperados, achando que está tudo acabado, e é nosso dever apoiar, orientar, acalmar (…). Temos que ter respeito e consideração por todos”.

Suely com membros do Degep, Maria dos Remédios Alves e Glaucia Gois

Ao ser questionada sobre momentos marcantes na Uece, antes mesmo de terminar de ouvir a pergunta, sorriu e disse em alto e bom som – “Festa de Natal!! Festa de Nataaaal!!” A mulher que é pura simpatia, adora se comunicar e se relacionar. “Aquele momento que a gente espera, festa de Natal, festa de final de ano, é quando a gente tem tempo de rever os amigos, de abraçar, de conversar, de saber como está a amiga que trabalha no outro turno e que quase não vê”.

Após esses 37 anos de Uece, Suely se despede e finaliza – “Eu levo muita gratidão. Muita gratidão por todos os momentos, bons e não muito bons, por todo o aprendizado. E eu deixo minha alegria, meu sorriso e meu carinho, eu deixo o mesmo que eu tive e o que dei de melhor”.