Aos 79 anos, novo aluno do UeceVest se prepara para Vestibular

24 de agosto de 2016 - 14:12

Com olhos atentos e caneta na mão, Sr. Francisco Oliveira do Nascimento, de 79 anos, é o exemplo de que nunca é tarde para aprender ou iniciar o caminho para alcançar um objetivo.

O personagem, que aqui é nosso protagonista, é real. Trata-se de um pai de sete filhos, avô de 11 e bisavô de três. Certa época precisou se aposentar por invalidez. Hoje, recuperado, trabalha como pedreiro, mas também ganhou uma nova ocupação, a de estudante pré-universitário.

alt

Procurou o UeceVest para fazer o cursinho. Não sabe ainda, ao certo, que curso escolherá, talvez Engenharia, mas a certeza que ele tem é que sua paixão é o cantar.

Sr. Francisco, chamado pela família de Ito, até pouco mais de dez anos não tinha estudos, mas com incentivo especial de uma das filhas, um dia resolveu mudar a sua história. “Quando era novo não tinha vontade de estudar, mas em 2004 tive uma vontade louca de começar”, revelou.

alt

Ito terminou o Ensino Médio em 2007 e, como disse ele, “de lá pra cá não parei mais”. Fez aulas de Caligrafia e Canto, foi quando seu amor pela Música cresceu. Quem sabe o nosso estudante não resolve ficar pela casa e tentar o Vestibular para o curso de Música!

O que Sr. Francisco não imaginava é que, ao chegar à Uece, ele seria tão admirado por sua determinação e força de vontade. Essas características lhe renderam uma bela surpresa: a bolsa integral para estudar no UeceVest.

“Resolvemos ceder a bolsa como forma de incentivá-lo nessa busca de entrar na Universidade. Tudo o que a gente puder fazer para ajudá-lo a alcançar esse sonho, será um grande prazer e um orgulho para o UeceVest, seja qual for o resultado que ele tenha no Vestibular ou no Enem”, declarou o coordenador do cursinho, professor Eddie Willian Santana.

alt

Sr. Francisco, além da bolsa, ganhou também um lugar reservado na primeira fila de cadeiras, na sala de aula. A atenção extra se fez necessária devido ao problema de vista que o aluno possui. “Os olhos não enxergam mais como antes”, brincou.

O pré-vestibulando mora em Pacatuba. Seu trajeto diário dura 1h30 de ida e o mesmo de volta, que será feito de segunda a sexta-feira, durante 5 meses, no período vespertino, mas, como Sr. Francisco deixou claro, sua determinação é maior que essa distância e não será isso que o fará parar. “Pra estudar, gosto de enfrentar o que for preciso”, desabafa.

Esse é um exemplo de que a vida não para quando se tem alguns anos a mais. Os objetivos e os sonhos continuam sendo alcançáveis. O UeceVest e a Uece acreditam nesse espírito e incentivam seus alunos de todas as formas necessárias, além da sala de aula.