Aniversário de 45 anos da Uece é destacado em Colação de Grau Especial

15 de janeiro de 2020 - 11:18 # # #

“O aniversário da nossa Uece, do grande patrimônio do povo cearense, será celebrado no dia 5 de março”, ressaltou o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, em solenidade de Colação de Grau Especial realizada na última sexta-feira (10/01) para 114 concludentes da instituição, no campus Itaperi.

“A Universidade Estadual do Ceará, em nome do Estado brasileiro, informa hoje à sociedade brasileira que vocês estão aptos a exercerem suas profissões (…). No aniversário da Uece vocês não estarão mais aqui, contudo, por favor, estejam conosco em suas memórias e em seus corações”, continuou o reitor ao ressaltar que 2020 será um ano de importantes acontecimentos e mudanças na Uece.

“Neste ano haverá eleições para reitor e para diretores de Centro. É um ano de renovações, em que a comunidade ueceana estará escolhendo seus representantes. Essas eleições estarão movimentando politicamente a universidade e perguntando à ela o que quer ser nos próximos anos. É extraordinária a responsabilidade nas mãos de todos nós definindo esses momentos, fazendo uso de algo que ainda temos e vamos resistir para ter, que é a ideia de autonomia universitária”, disse em seu discurso o reitor Jackson Sampaio.

Serão 45 anos de uma história escrita por todos que fizeram e fazem parte da Uece. Cada um dos 114 formandos que colaram grau nessa cerimônia deixam um pedaço de si, assim também como levam um pedaço da Uece. Outros continuarão contribuindo com essa “biografia”, como a concludente do curso de Serviço Social, Maria Messiane Vieira, que comemora a conclusão de seu curso após cinco anos, mas que deixa clara sua intenção de permanecer na Uece.

“Chegar aqui me faz ter uma sensação de paz, de realização de um caminhar que é contínuo. Esse é um ciclo que se fecha, mas vários outros serão abertos. A Uece é um lugar de muitos estudos, de muitas pesquisas, mas também de muitos afetos que vou sentir falta, então, não quero perder esse vínculo. Quero continuar nas pesquisas da Uece. Vou permanecer no Covio (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Conflitualidade e Violência) e procurar outro laboratório onde eu possa continuar minhas pesquisas”, concluiu a mais nova assistente social já aprovada em curso de mestrado.

Participaram da Colação de Grau Especial concludentes de cursos presenciais pertencentes a todos os Centros da Uece na capital; dos cursos a distância de Administração, Informática, Geografia e Pedagogia, promovidos em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB); e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Clique aqui para ver o álbum de fotos completo no Facebook.