Alunos do Curso de Medicina da UECE participam do Teste de Progresso

31 de outubro de 2012 - 19:06 #

Os acadêmicos do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará – UECE participaram na última terça-feira (30/10), do Teste de Progresso, uma avaliação que permite acompanhar o conhecimento adquirido pelo aluno ao longo do curso.

O Teste de Progresso é um modelo de avaliação longitudinal, com conteúdo final do curso, que avalia o ganho de conhecimento dos estudantes regularmente matriculados no curso de graduação, e permite às Instituições conveniadas realizar o diagnóstico de suas fortalezas / deficiências ao longo da matriz curricular.

Assim, pode e deve ser utilizado pelos Colegiados competentes para avaliação de alterações no currículo, para avaliações específicas de módulos e áreas de conhecimento, e do aluno individualmente. É uma avaliação institucional, que não visa o “rankeamento” dos Cursos de Medicina e que foi instituída pela Associação Brasileira do Ensino Médico.

A UECE participa do Consórcio Nordestino juntamente com a UPE, UFPE, UFPB, UFRN e UNCISAL. Nas outras regiões do país existem outros consórcios. Todas as escolas participantes colaboram na elaboração das questões contemplando as áreas básicas, clínica médica, cirurgia, pediatria, medicina preventiva, área humanística e ginecologia e obstetrícia.

A divulgação do resultado será individual e pela internet. Ninguém saberá nada sobre o desempenho individual de outro estudante. Nenhuma escola conhecerá os resultados das demais escolas.

A metodologia do Teste de Progresso preconiza que ele seja aplicado anualmente aos estudantes do 1º ao 12º períodos que respondem, simultaneamente, às mesmas questões. Além do caderno de questões, será divulgado um caderno de respostas comentadas e referenciadas, o que confere ao teste um perfil educativo.

A presença dos nos nossos alunos foi expressiva, por se tratar de um teste voluntário, sem objetivo de seleção ou aprovação, obtivemos 75,3% de presença.