Alunos da Uece visitam TRT-CE e participam de novo modelo de visita guiada

24 de maio de 2024 - 18:45

Na manhã da quinta-feira, 23 de maio, a Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) recebeu a 1ª turma do curso de Direito da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O objetivo foi inaugurar um novo modelo de visita guiada para estudantes de Direito ao Tribunal. Além da visita às instalações físicas da sede da Justiça do Trabalho Cearense, foi introduzida uma sessão teórica interativa, onde os alunos puderam fazer perguntas aos magistrados e presenciar uma sessão de julgamento.

De acordo com o desembargador Antonio Parente, ouvidor do TRT-CE, a iniciativa visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda do funcionamento do judiciário trabalhista. “A par de saber sobre o que fazem? Do que se alimentam? Como vivem? O advogado (a), o procurador (a) do trabalho, o juiz(a), o desembargador(a), as competências e habilidades desse atores”, brincou o magistrado.

A visita começou com uma apresentação dos conceitos fundamentais das profissões jurídicas, realizada pelo desembargador Parente, a juíza Naira Alencar, o procurador do trabalho Nicodemos Maia e o advogado Marcelo Feitosa. Cada um destacou as diversas oportunidades que a graduação em direito oferece. Em seguida, os alunos assistiram a uma sessão de julgamento da Terceira Turma do TRT-CE.

O professor Demétrio Saker, coordenador do curso de Direito da Uece, ressaltou a importância da visita para os alunos, especialmente considerando que o curso tem apenas uma turma anual, composta por 50% de alunos cotistas e uma aluna com deficiência. “Mesmo estando no 1º semestre, esta visita permite que os estudantes tenham uma visão prática das carreiras jurídicas e as possibilidades de atuação no mercado”, comentou Saker.

Para o aluno Vagner Caldas, a experiência foi enriquecedora e ajudou na compreensão do Direito Trabalhista. “É um passo importante para conhecermos as áreas do Direito e escolhermos nosso caminho acadêmico. Apesar de algumas dúvidas parecerem simples, é essencial para nós, futuros operadores do Direito, entender como orientar corretamente os trabalhadores nos processos trabalhistas”, afirmou Caldas.

O desembargador Antonio Parente destacou a importância do aprimoramento das visitas guiadas. “O objetivo é esse, o diálogo com a sociedade, com as faculdades de Direito que frequentemente solicitam esse tipo de visita para conhecer o judiciário trabalhista, e agora com mais conteúdo”, concluiu.

Na data de 29 de abril, os alunos também já haviam visitado o Fórum Clóvis Beviláqua.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho 7ª região e fotos de Alex Costa/ Divulgação TJCE