Alunos da UECE são aprovados em Seleção Pública de Talentos Musicais do Governo do Estado

17 de setembro de 2012 - 16:49

Os instrumentistas Rodrigo Soares (aluno do Curso de Música da UECE), Marcos Leite (aluno da licenciatura em música da UECE) e Italo Rafael (todos ex-bolsistas do Projeto Briançon, Tempo de Brasil) e Marcus Silva (violista da ORCEC) integram o Quarteto Vivace, que se apresentará em eventos oficiais no Ceará.

Eles passaram um ano letivo na França, como bolsistas do projeto Briançon, Tempo de Brasil, estudando no Conservatório de Briançon, na região dos Alpes, onde obtiveram o diploma de nível médio Certificat de find’études  musicales. Os cearenses Rodrigo Soares (flautista), Marcos Leite (violinista) e Ítalo Rafael (violoncelista), desde que retornaram ao Ceará levam adiante a carreira musical, como instrumentistas e professores. A mais nova conquista foi a aprovação na Seleção Pública de Talentos Musicais, do Governo do Estado, como integrantes do Quarteto Vivace, formado também por Marcus Silva (violinista), que integra também a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

Dentre os 61 artistas e grupos inscritos para a Seleção Pública de Talentos Musicais, foram selecionados 12 dentre os quais, o Quarteto Vivace.

Neste mes de setembro de 2012 mais quatro novos bolsistas do projeto Briançon, Tempo de Brasil seguem para a temporada de estudos no conservatório francês.  Dois são alunos da UECE- Mateus Farias (bolsistas da Extensão) e Jady Oliveira. Os outros dois são Adylson Martins, professor de música em Sobral e Watson Nascimento, professor em Itapipoca.

O PROJETO BRIANÇON, TEMPO DE BRASIL

O Projeto Briançon, Tempo de Brasil começou em 2006, numa iniciativa do violoncelista cearense Fernando Lage, há mais de 20 anos residente na Europa. O violoncelista sempre cultivou o sonho de um dia proporcionar a estudantes brasileiros, em especial os cearenses, a oportunidade de desenvolver os estudosda música erudita na Europa. A possibilidade de concretizar esse sonho veio quando se estabilizou profissionalmente, como professor efetivo no Conservatório de Briançon, onde trabalha desde 2003.

Em 2006, com o projeto de bolsistas elaborado, apresentou à direção do Conservatório de Briançon que prontamente tornou-se parceiro, juntamente com a Comunidade de Municípios da Região de Briançon e a Associação de Pais de Alunos do Conservatório de Briançon (APEC).

Em 2009, o projeto passou a ser realizado pela Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) e a contar com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, envolvendo exclusivamente jovens músicos cearenses. No Brasil, o projeto tem ainda a parceria da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que dá o suporte da realização do processo seletivo local e está concluindo processo de convênio com a instituição francesa.