Alunos da Computação representam o Ceará na final brasileira de Maratona da Programação

8 de novembro de 2012 - 13:04 #

Thiago, Jefferson e Luis Paulo são maratonistas. Mas ao invés de usarem as pernas para correr 42 quilômetros, eles utilizam o cérebro. Estes três alunos do curso de Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) são os integrantes da equipe Colecionadores de Balão, que representa o Estado na XVII Maratona de Programação 2012, que acontece de 8 a 11 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (PR).

A equipe da UECE, que tem como coach a professora Ana Luiza Bessa de Paula Barros, vai competir com 52 times de todo o Brasil. Os vencedores irão representar o Brasil na edição internacional da Maratona de Computação, que será realizada em São Peterburgo, na Rússsia.

Os maratonistas ueceanos dizem que os times da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de São Paulo (USP), e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) são os principais adversários. “O clima é extremamente competitivo, mas é também muito amigável”, diz Thiago Gomes Nepomuceno da Silva, que montou o time e participa agora de sua terceira maratona de programação.

Segundo a professora Ana Luiza, a competição foi criada pela IBM, com o objetivo de estimular o trabalho em equipe de profissionais de uma área em que o trabalho individual é mais predominante, de maneira geral.  Trabalhando em equipe, cada integrante usa suas principais habilidades para melhorar a performance do grupo.

Conheça abaixo os integrantes da equipe do Colecionadores de Balão:

Thiago Gomes Nepomuceno da Silva – 22 anos, que montou a equipe e é considerado, pelos dois outros integrantes, como líder, que ajuda a manter o foco, e distribui as tarefas.

Jefferson Quesado Neto – 23 anos, o sprinter do time (o que sai na frente, com mais velocidade) e “scripteiro”, como se auto-denomina, ou seja, que faz scripts de um programa, para auxiliar a escrever códigos de programação.

Luís Paulo de Morais Freire –  24 anos, responsável pelas questões de fundamentação geométrica e matemática, e ad hoc – em cada competição há sempre de duas a quatro deste tipo.

Ana Luiza Bessa de Paula Barros – coach da equipe, professora do Curso de Computação, integrante do Núcleo de Projeto em Tecnologia da Informação (NPTEC) e coordenadora do Laboratório de Computação (LabComp).

A equipe da UECE viaja hoje, quinta-feira, dia 8, para Londrina. Amanhã, dia 9, terão uma programação leve, de relaxamento e socialização com as outras equipes. No sábado, dia 10, acontece a final brasileira, a partir das 14h, com encerramento às 19h.

Vamos todos torcer para que os alunos do Curso de Computação da UECE, que estão representando o Estado,  sejam vencedores para ir representar o Ceará e o Brasil em São Petersburgo.