Aluna do 4º semestre em Matemática tem dois artigos publicados na mesma semana

13 de abril de 2021 - 13:22 # # #

A estudante do curso de licenciatura em Matemática, do Centro de Ciências e Tecnologias (CCT), Sabrina de Sousa Paulino, 20 anos de idade, bolsista de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Ceará (Uece), teve dois artigos publicados, na mesma semana, em revistas brasileiras especializadas na área de Educação Matemática.

Sabrina, sob a orientação da vice-coordenadora do curso, professora Ana Carolina Pereira, teve o artigo “A abordagem de conceitos matemáticos por meio da tabela de medidas da madeira de Leonard Digges (1520-1559)” publicado na Revista Eletrônica de Matemática (REMAT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); e o artigo “A régua de carpinteiro (escalas) de Leonard Digges (1520-1559) para o estudo de conceitos matemáticos: possível incorporação na Educação Básica”, publicado na Revista Educação Matemática Debate, vinculada à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Para a nova pesquisadora, as publicações foram uma grande conquista. “A publicação desses artigos trouxe um grande sentimento de realização e felicidade, principalmente por ainda estar tão no início da minha graduação. Em meio a momentos tão difíceis, por conta da pandemia, pude ver que ainda assim os estudos realizados por mim e por minha orientadora, a respeito de antigas fontes históricas como os instrumentos matemáticos do século XVI, tem dado frutos e resultados positivos, que podem contribuir com a disseminação de recursos advindos da história da matemática. Então, fico muito feliz, com a oportunidade de desenvolver esses estudos e ser bolsista de Iniciação Científica”, destaca a jovem.

De acordo com vice-coordenadora e orientadora de Sabrina, Ana Carolina Pereira, “esse feito é extremamente importante para o CCT/Uece, em particular para o curso de licenciatura em Matemática, pois vislumbra uma formação complementar a vida estudantil, no que se refere a vivência em fazer pesquisa ainda na graduação, ampliando seus horizontes e traçando um futuro acadêmico em um programa de pós-graduação”.

A docente destaca, ainda, outro relevante ponto. “Além disso, essa conquista ressalta o papel da mulher dentro de um curso de Ciências Exatas, espaço pouco utilizado, visto que pesquisas acadêmicas no campo da Matemática são realizadas principalmente por homens”.

As pesquisadoras salientam a importância do investimento e apoio recebidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq/Uece), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/Uece) e pelos os professores que compõe o curso de licenciatura em Matemática da Uece.