Alegria e gratidão marcam cerimônias de colação de grau dos cursos da Uece em Fortaleza

11 de janeiro de 2024 - 17:06

 

Muitos sorrisos, gargalhadas, abraços coletivos e lágrimas foram vistos e vividos durante as cerimônias de colação de grau 2023.2 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizadas nas últimas terça (9) e quarta-feira (10), no Palatium Buffet. A alegria extravasada era dos 536 novos profissionais que ali se formavam pela melhor universidade estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, bem como de seus familiares e amigos, que se emocionaram ao ver quem tanto amam realizando um sonho, uma conquista. Nos dois dias, colaram grau os até então estudantes dos cursos vinculados aos Centros de Humanidades (CH), Ciências da Saúde (CCS), Ciências e Tecnologia (CCT), Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e Educação (CED), e à Faculdade de Veterinária (Favet).

 

Além da alegria contagiante, o sentimento de gratidão também marcou os eventos, especialmente pelos discursos das representantes dos formandos. Uma delas foi Netta Honorato, então concludente do curso de Pedagogia, que começou sua trajetória na Uece desde o cursinho pré-vestibular UECEVest. O momento da colação marca não apenas a sua vida, mas também a história do curso de Pedagogia da Uece. “Hoje, eu tenho a honra de representar não apenas a primeira travesti negra formada no curso de Pedagogia nos seus mais de 60 anos de existência, mas também a todas, todos, e todes aqueles e aquelas que, como eu, enfrentam desafios únicos ao longo dessa jornada”.

A concludente agradeceu: “Quero expressar minha eterna gratidão a todos, todas e todes os professores e professoras e aos funcionários/as que nos apoiaram ao longo do caminho… Agradecemos as famílias que nos apoiaram, aos amigos que riram e choraram conosco, expressamos nossa sincera gratidão… Agradecendo mais uma vez à Uece e a todos, todas e todes àqueles(as) que, mesmo de fora, mas sempre presentes e nos quiseram bem, nos apoiaram nos bons e nos maus momentos”. Netta agradeceu, ainda, à CNPq, à Capes, à Funcap e ao Fecop-CE. “Por terem conseguido viabilizar a permanência de vários estudantes no ensino superior com a concessão de bolsas de permanência. Em nome de todo o corpo de bolsistas beneficiados por estas cinco instituições, gratidão!”.

Netta fez, ainda, um agradecimento especial às mães e aos pais de todos os concludentes, por meio de breve homenagem realizada à sua mãe. “Minha mãe foi uma guerreira, varreu muito chão, em Fortaleza e no interior, para que eu pudesse realizar os meus sonhos. Obrigada, mãe!”.

A também representante discente, concludente do curso de Química, Iane de Sousa, demonstrou sua gratidão. “É graças aos nossos professores que estamos aqui e agora, aqueles que estudaram como nós, e um pouco mais para estarem ali nos ensinando. Sem nossos professores, a universidade é apenas um espaço com corredores, salas e cadeiras… Gostaria de agradecer, também, a todos os familiares e amigos presentes durante nosso período de graduação, que nos apoiaram sem pensar duas vezes, aconselharam, estiveram presentes antes, durante e depois da pandemia…. Outro agradecimento especial é para os nossos orientadores, que se conseguimos defender nossos TCCs, também é graças a eles, que acataram aos nossos pedidos de orientação e então deu-se início a mais um desafio, o desafio final”.

Ilana, Netta e todos os demais concludentes receberam os parabéns da oradora docente, a professora do curso de Psicologia, Delane Pitombeira. “Parabenizo todas as formandas e todos os formandos, sabendo do significado e da importância que esse momento representa para cada uma e cada um!… Que felicidade estarmos com vocês nesse dia! Esse é um momento de imensa alegria, pois a colação de grau simboliza uma grande conquista”.

A também representante docente, professora do curso de Administração, Thiciane Mary Teixeira, destacou: “vocês hoje são pessoas mais fortes e maduras, capazes de alcançar grandes feitos”. Ela aconselhou: “sigam seus corações, acreditem em si mesmos e não tenham medo de sonhar grande. O mundo está esperando por vocês e eu estou confiante de que cada um de vocês fará uma marca única e significativa no mundo”.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, também parabenizou, não apenas os concludentes, mas seus familiares; e ressaltou a importância e o compromisso da universidade em transformar a vida dos cearenses por meio da oferta de cursos gratuitos e de qualidade, por meio da formação. “O maior e mais importante evento que a Universidade pode realizar é esse evento de colação de grau, em que vamos entregar à sociedade cearense, entregar ao nosso país, novos profissionais formados, com muita qualidade, pela Universidade Estadual do Ceará. A universidade é, de fato, um bem público, de altíssima relevância, devido ao papel que ela tem na vida das pessoas e na sociedade como um todo. A Universidade tem a capacidade de transformar percursos de vida, transformar realidades, transformar pessoas e famílias inteiras, transformar territórios e até o país”.

O reitor falou, ainda, sobre democracia dentro da instituição, para ingresso e para permanência dos estudantes na universidade. Ao falar sobre o tema, salientou o ato Democracia Inabalada, ocorrido em Brasília, com o intuito de exaltar a importância da democracia, ameaçada em 8 de janeiro de 2023. “A democracia foi revigorada após a tentativa fracassada de verdadeiros criminosos para destruir a democracia”. Ao receber o aplauso do público presente, o reitor lembrou, ainda, que a democracia é definida na Constituição de 1988. “E vocês, que se formam por uma universidade pública, tem o dever de defender a democracia, defender a Constituição”.

As solenidades de colação de grau foram abrilhantadas com apresentação musical que encantou a todos. O Quarteto de Vozes do Coral da Uece, formado por Victória Araújo, Kamilla Augusta, Adelane Delmondes e Douglas Gama, acompanhados pelo violonista Ruan Lobo, apresentaram os números Trevo, de Thiago Iorc e Ana Clara Caetano Costa; e Medley de músicas do cantor e compositor Alceu Valença.