Agin fortalece ecossistema de games no Ceará com evento inédito na universidade

21 de outubro de 2025 - 08:36

O Campus do Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), recebeu na manhã da última sexta-feira (17/10), o evento Ceará Jogos. Realizado no auditório do Cesa, a iniciativa organizada pela Agência de Inovação da Uece (AGIN) em parceria com o Instituto Bojogá, com apoio da Ascende Jogos, do Centro Acadêmico de Administração da Uece (CADM) e da IGDA Fortaleza, contou com a participação de mais de 70 pessoas.

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de desenvolvimento de jogos digitais no Ceará, e em particular na universidade, o evento atraiu diversos estudantes, professores, desenvolvedores e entusiastas, em uma programação interativa que explorou o aprendizado, a criatividade e as oportunidades do setor de games.

O evento teve início com a tradicional Degustação de Jogos, momento em que o público pôde experimentar produções desenvolvidas por estudantes e equipes independentes, conhecendo de perto a riqueza criativa e o potencial formativo das iniciativas locais.

Entre os jogos apresentados, destacaram-se:

– Cats and Bits – Jogo 2D feito no Gamemaker Studio 2 no estilo top-down, com o objetivo de ensinar fundamentos de circuitos lógicos.

– UFCode – Desenvolvido no âmbito de um projeto PAIP/UFC, o jogo busca ensinar lógica de programação em Python por meio de uma experiência inspirada em clássicos do RPGMaker.

– Git Flow Quest – Um jogo de plataforma 2D que utiliza mecânicas que simulam comandos e conceitos do Git e do fluxo de trabalho Git Flow.

– 85Top – Corrida arcade inspirada em Crazy Taxi e Need for Speed, ambientada nas ruas de Fortaleza, com trilha sonora de forró e desafios típicos do cotidiano cearense.

– RoadOut – Um jogo pós-apocalíptico que mistura exploração de masmorras e corridas em um mundo dominado por gangues, robôs e inteligência artificial.

Roadshow Ceará Jogos

Em seguida, o público acompanhou o Roadshow Ceará Jogos – Panorama, oportunidades e mercado de games no Ceará, que trouxe uma visão ampla sobre o cenário local, nacional e internacional da indústria de jogos.

As participações contaram com Daniel Gularte, CEO do Instituto Bojogá e presidente da IGDA Ceará, e Gabriel “Gabas” Luis, presidente da Ascende Jogos e fundador dos estúdios Ruma Games e Rastrolabs. Durante as falas, os convidados destacaram os avanços do setor, o papel dos estúdios independentes e a importância da formação e das políticas de fomento à economia criativa e à inovação tecnológica.

Pitchs de Jogos

A terceira parte da programação foi marcada pelos pitchs de projetos de jogos, em que estudantes e desenvolvedores apresentaram suas ideias e protótipos de jogos digitais, demonstrando a diversidade de temas e estilos produzidos no Ceará.

Participaram dessa etapa:

Leo Uchôa Vanderley – apresentou Bomb Finder, jogo voltado ao raciocínio lógico e busca de soluções.

Maria Luiza – apresentou UFCode, jogo educacional para ensino de programação em Python.

Pedro Henrique Luna Lessa – apresentou The Bronze Age Quest ‘n Guns’, projeto inspirado em aventuras e aprendizado histórico.

Luiz Henrique – apresentou Fortal Step, jogo de ritmo desenvolvido pela ReBuild! Studio com apoio da Lei Paulo Gustavo.

Gabriel “Gabas” Luis – apresentou 85Top, jogo de corrida ambientado no cotidiano de Fortaleza.



A abertura institucional foi conduzida pelo professor Ismayle Santos, coordenador da AGIN/Uece, que destacou a importância da universidade no estímulo à inovação, à formação empreendedora e ao desenvolvimento de novas áreas criativas no Estado. “O Ceará Jogos mostra como o conhecimento acadêmico, a pesquisa e a criatividade se unem para gerar oportunidades, aproximando estudantes, empreendedores e o mercado de inovação”, ressaltou Ismayle.

O Ceará Jogos 2025 reafirma o compromisso da UECE e da AGIN em promover ações de inovação, empreendedorismo e cultura digital, fortalecendo o setor de jogos e consolidando o Ceará como um polo emergente de desenvolvimento tecnológico e criativo no Brasil.