Agin e Incubauece realizam visita técnica ao Naai

11 de dezembro de 2023 - 16:19

Na última sexta-feira (08/12), a Agência de Inovação da Uece (AGIN) e a Incubadora de Empresa e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UECE (INCUBAUECE) realizaram uma visita técnica ao Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão (NAAI).

O objetivo principal da visita foi estreitar laços entre os setores, buscando colaborações futuras para o desenvolvimento de tecnologias assistivas e a promoção de ações de inclusão. Beatriz Silva, assistente técnico em Propriedade Intelectual da AGIN, destacou que a visita fortalece a visão da AGIN, enfatizando a importância da inovação em todos os contextos da sociedade, especialmente na acessibilidade.

Para Juliana Andrade, gerente operacional da INCUBAUECE, a visita foi de extrema importância para conectar a Incubadora com outros departamentos, buscando compreender suas ações e estreitar parcerias para impulsionar a inovação e o empreendedorismo na Uece.

Durante a visita, também foram conhecidas as novas tecnologias adquiridas pelo NAAI, direcionadas a atender as necessidades atuais dos alunos da universidade, a exemplo da impressora em braile, da lupa para alunos de baixa visão e da Teca-fuser, impressora em relevo que, junto ao serviço de audiodescrição, promovem às pessoas cegas a informação necessária não obtida pela ausência do sentido da visão.

Entretanto, conforme salienta a coordenadora geral do NAAI, professora Marisa Aderaldo, é urgente estimular docentes e demais membros da comunidade ueceana a criar ferramentas assistivas úteis e de baixo custo, de modo que, eventualmente, possam vir a ser disponibilizadas por empréstimo, para uso fora do ambiente acadêmico, como ocorre com os livros, por exemplo.

É importante que muitos encontros assim se repitam, pois a troca de experiências resultarão, seguramente, em parcerias para o desenvolvimento de ações conjuntas, visando sensibilizar a comunidade quanto a inclusão e acessibilidade na Uece.

#PraTodoMundoVer: Na foto, em semicírculo, de pé, membros do NAAI, Agin e Incubadora. Professora Renata (NAAI) e Beatriz (Agin) seguram a lupa, Gustavo o mouse acessível e Juliana (Incubadora) a linha braile. Ao centro, mesa com ferramentas assistivas.