Administração Superior da Uece realiza encontro de Planejamento

15 de setembro de 2023 - 15:40

Pró-reitorias e setores administrativos ligados à reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizaram nesta terça-feira, 12 de setembro, encontro de planejamento de ações para 2023.2 e 2024. O encontro teve o objetivo de realizar um balanço dos últimos seis meses, assim como planejar ações prioritárias para os próximos um ano e quatro meses da atual gestão do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, e do vice-reitor, professor Dácio Teixeira.

O evento foi capitaneado pela Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) e ocorreu durante toda última terça-feira no hotel Sesc Iparana em Caucaia. Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “hoje estamos aqui reunidos para tratar das ações prioritárias para a nossa Universidade Estadual do Ceará. Essa interação entre os setores que fazem parte da Administração Superior é muito importante e um planejamento como este permite a realização sistemática e sistematizada de ações para um curto, médio e longo prazo”, pontua o gestor.

A pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel, deu início às apresentações destacando as ações realizadas por esta pró-reitoria, tais como a implantação dos novos campi da Uece, o desenvolvimento de metodologia para levantamento de demandas por novos cursos, a Conclusão da elaboração e aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Direito. A professora ainda pontuou ações continuadas como a realização anual do Censo de Carência Docente, a coordenação da criação da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), dentre outros. Por fim, a pró-reitora pontuou as ações propostas para os próximos meses, dentre as quais pode-se citar: reestruturação do PRADIS; elaboração de documento referencial para os estágios curriculares obrigatórios; reformulação e atualização do site PROGRAD; e lançamento do edital de revalidação de diplomas estrangeiras.

A pró-reitora de políticas estudantis (PRAE), professora Mônica Cavaignac, destacou a organização dos Jogos UECE 2023, pontuando a aquisição de material esportivo para treinos e jogos; mobilização das comissões organizadoras nos Centros/Faculdades; acompanhamento de intervenções de manutenção no Complexo Poliesportivo, dentre outras atividades; a organização da Feira das Profissões e do Encontro do PBEPU na Semana Universitária; o Acompanhamento da tramitação de projeto de lei proposto pela UECE para instituir uma política estadual de assistência estudantil, junto à Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE).

Como ações prioritárias, a pró-reitora pontuou, a ampliação do atendimento psicossocial, psiquiátrico e nutricional a estudantes (presencial, individual e grupal); a apresentação ao Conselho Diretor de minuta de Resolução sobre o auxílio financeiro para participação de estudantes em eventos, com ampliação do valor do auxílio e redução do prazo de solicitação.

A professora Lana Nascimento, pró-reitora de extensão, pontuou como ações prioritárias para os próximos meses a criação da Política de Extensão Universitária para o estado do Ceará; Reativação da ArteCult; a consolidação dos programas de extensão institucionais e interinstitucionais, dentre outras ações citadas. Como ações em andamento, a professora citou a criação da Revista on line de extensão e cultura; o assessoramento à inserção curricular da extensão, etc.

A pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues pontuou que as ações prioritárias da pró-reitoria sob sua gestão são divididas em ações voltadas para a pesquisa; ações voltadas para o ensino da pós-graduação e ações transversais. As ações em andamento voltadas na pesquisa correspondem ao acompanhamento dos editais da FUNCAP, Convênio FINEP; realização da XXVIII Semana Universitária; comissão de internacionalização; etc. As ações prioritárias para os próximos meses são: Programa de indução à Ciência/Pesquisa em campi do interior; Reuniões específicas em com grupos que desejam aplicar curso novo à CAPES em 2024, dentre outras ações.

Ainda houve a apresentação das ações da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN); Pró-reitoria de Administração (PROAD); Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Altas habilidades/Superdotação e Mobilidade Reduzida (NAAI); Agência de Inovação (AGIN); Editora da Uece (EDUECE); Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP); Procuradoria Institucional (PI); Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC); Prefeitura; Departamento Administrativo Financeiro (DAF); Divisão de Contratos e Aquisições (DIAQ); Divisão de Material e Patrimônio (DIMAP); Comissão Executiva de Vestibular (CEV); Unidade de Educação Profissional (UNEP); Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE); Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres (NAH); e Assessoria de Comunicação (ASCOM).

Para a servidora Sara Melo, assessora chefe da Assessoria de Comunicação, eventos como este dão a possibilidade dos setores interagirem, conhecerem as atividades de outros setores, trocar experiências e otimizar recursos. “No caso da Assessoria de Comunicação planejamos em breve lançar oficialmente a atualização da marca da Uece e o manual de identidade visual que disciplina as aplicações da marca, suas variações, aplicações em brindes, aplicações com siglas dos campi do interior dentre outros disciplinamentos”, finaliza a gestora.