Acessibilidade: Uece investe quase R$ 1 milhão em equipamentos para capital e interior
30 de agosto de 2024 - 16:41
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação e Mobilidade Reduzida (NAAI), fez a aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva que totalizam um investimento de R$ 943.671,65. Com o intuito de promover a inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência (PcD) na instituição, foi realizado, nesta sexta-feira (30), no campus Itaperi, evento para entrega dos equipamentos aos responsáveis, da capital e do interior.
Os equipamentos adquiridos e entregues foram:
• OmniReader: Captura texto impresso e o reproduz em áudio e Braille.
• Focus 40: Linha Braille portátil que facilita a leitura e escrita.
• Lupa Eletrônica Ruby 7: Amplia texto com várias opções de contraste.
• Teclado Ampliado: Teclado com letras grandes e contraste acentuado.
• Ruby 10 HD: Ampliador eletrônico portátil com retorno em áudio.
• Readable: Folheador automatizado de livros.
• BIGTRACK: Trackball adaptado para uso em computadores.
• Multiplano Braille: Ferramenta didática tátil para o ensino de disciplinas exatas.
• Papéis Encapsulados A3 e A4: Para uso com a Máquina Fusora de Relevos Táteis TecaFuser.
• Notebooks e Tablets: Para serem utilizados como recursos acessíveis em diversas atividades acadêmicas.
A comunidade da Uece, que conta hoje com 276 estudantes PcD, terá acesso aos itens nas unidades de Fortaleza – Biblioteca Central (Itaperi), Iguatu (Fecli), Crateús (Faec), Limoeiro do Norte (Fafidam), Quixadá (Feclesc), Tauá (Cecitec), Itapipoca (Facedi), Canindé (Fecisc), Quixeramobim (Facisc) e Aracati (Fecil).
O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, ressaltou as contínuas ações que vem sendo realizadas ao longo dos últimos anos, como a criação do NAAI, a ampliação de cotas PcD no vestibular e a aprovação do MAPP de acessibilidade. Com a entrega dos novos equipamentos, o gestor comemorou. “Quero dizer da nossa alegria em estarmos entregando esses equipamentos para os nossos alunos PcD”. E também conscientizou. “Como comunidade acadêmica, precisamos entender que o desafio da acessibilidade e da inclusão é de todos nós”.
A coordenadora do NAAI, professora Marisa Aderaldo, fez agradecimentos, ao reitor e à sua equipe, informou aos diretores das faculdades que haverá treinamento para melhor aproveitamento dos itens e celebrou mais essa conquista. “Colocamos mais um tijolinho na nossa construção para acessibilidade; que esse material complete o acolhimento que estamos oferecendo aos nossos alunos, pois a entrega dessas ferramentas é parte do nosso compromisso de melhor acolhimento, acessibilidade e inclusão na Uece”.
Ao representar os demais diretores que receberam as ferramentas, a diretora da Fafidam, professora Maria Lucenir Jerônimo, concluiu que é “muito importante e muito esperada a chegada desse material, pois a inclusão passa também por esses equipamentos”.