Ação da Uece incentiva doação de sangue e educação em saúde no Sertão Central
19 de maio de 2025 - 15:25
Com o objetivo de incentivar a doação de sangue e promover a conscientização em saúde no interior do Ceará, foi realizada no dia 13 de maio, em Quixeramobim, uma ação de extensão vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A iniciativa foi organizada pela Liga de Hematologia e Oncologia do Sertão Central (LAHON), com apoio da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc) e do Hemoce de Quixadá.
A atividade ocorreu das 10h às 20h nas dependências da Facisc, onde funciona o curso de Medicina da Uece em Quixeramobim. O evento reuniu 176 candidatos à doação, resultando na coleta de 145 bolsas de sangue e no cadastramento de 22 doadores de medula óssea. Por não haver hemocentro em Quixeramobim, a parceria com o Hemoce de Quixadá foi essencial para viabilizar a ação.
Além da coleta, sete ligas acadêmicas do curso de Medicina da Uece participaram com atividades de educação em saúde voltadas para a comunidade. As ações incluíram orientações sobre doação de medula óssea, prevenção à depressão, ISTs, saúde da mulher, urgências médicas, síndrome metabólica e o papel da dor no diagnóstico e tratamento clínico. As ligas envolvidas foram: Lacian, Lamfac, Laisc, Lasam, Luemi, Laem e Ladan.
A iniciativa foi orientada pelos professores Carlos André Moura Arruda e Germison Silva Lopes, com o apoio da direção acadêmica e colanoradores da Facisc.
A ação reforça o compromisso da Uece com a promoção da saúde e o fortalecimento do vínculo entre universidade e comunidade. Ao levar conhecimento para além dos muros da instituição, a Uece reafirma seu papel como agente transformador no Sertão Central.