Abertas inscrições para o II Ciclo de Debates: Desafios da Educação Superior no Brasil

20 de abril de 2021 - 09:00 # # #

 

O Grupo de Estudo Trabalho e Educação (GETE/Fafidam/Uece) e o Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/Uece) estão com inscrições abertas, até 18 de maio, para o II Ciclo de Debates com o tema: Desafios da Educação Superior no Brasil, a ser realizado no período de 18 até 21 de maio.

O evento visa a discussão sobre o mundo do trabalho e suas transformações e o papel que a educação ocupa no ideário neoliberal; os fundamentos sócio-históricos e filosóficos da educação; as reconfigurações do Estado e seus rebatimentos na educação, expressos nas políticas educacionais; e a discussão sobre projetos político-sociais e modelos de desenvolvimento do país.

O GETE busca, ainda, discutir sobre os pressupostos e princípios que fundamentam as políticas de educação no Brasil, em particular, a partir da reforma educativa nos anos 1990 com a redefinição do papel do Estado, centralizando os estudos nas relações existentes entre trabalho e educação.

Os inscritos receberão o link do canal de transmissão por e-mail. Os participantes terão direito a certificação de 20 horas.

Para realizar inscrição, acesse: www.uece.br/eventos/getefafafidam/

Veja a programação:

1º dia – 18/05
A Educação Superior no contexto da mundialização do capital (Lalo Watanabe Minto UNICAMP);

2º dia – 19/05
Os impactos do Future-se: o caráter privatista e empresarial da educação pública brasileira. (Profº Dr. Roberto Leher UFRJ);

3º dia – 20/05
Trabalho intensificado na universidade pública brasileira no contexto da pandêmico (Profº Dr. Valdemar Sguissardi UFSCar;

4º dia – 21/05
O Andes-SN: 40 anos na defesa do Ensino Superior Público (Profª Dr. Sâmbara Paula Francelino UECE).