Aberta XII Semana da Biologia

2 de setembro de 2015 - 20:05

“Vida de Biólogo: Ensino, Pesquisa e Extensão”. Esse é o tema da 12ª edição da Semana da Biologia, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia. O evento foi aberto na tarde desta terça-feira, 1º de setembro, no Auditório Paulo Petrola, Campus do Itaperi.

alt

Para iniciar a Semana foram convidados a compor a mesa de abertura o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, o coordenador do curso de Biologia, Valberto Porto, o tutor do PET, Oriel Bonilla, e o aluno do curso de Biologia e um dos organizadores do evento, Tiago Magalhães.

O estudante, ao dar as boas-vindas ao público, esclareceu que este é um evento já tradicional no curso e que neste ano foram escolhidos para o tema os mesmos três pilares da Uece: ensino, pesquisa e extensão.

alt

Para Oriel Bonilla “é sempre um motivo de alegria fazer este evento (…) que tem sempre o objetivo de aumentar a bagagem de conhecimento de vocês. Espero que tirem o máximo de proveito”.

O coordenador do curso, professor Valberto, aproveitou a ocasião e antecipou aos participantes que além do curso de Licenciatura em Biologia, já existente na Uece, há hoje em processo de aprovação um projeto pedagógico para a criação de um Bacharelado na área.

Jackson Sampaio lembrou que além do curso presencial, a Uece, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), também o oferece na modalidade à distância. “A Universidade oferece, por meio dos seus cursos, a capacidade intelectual, mas também política, para que vocês possam contribuir com a melhoria do país”, finalizou o reitor.

alt

A XII Semana da Biologia teve continuidade com a primeira palestra “Fungos micorrízicos arbusculares: monitoramento dos recursos naturais”, proferida pelo bolsista no Laboratório de Microbiologia do Solo da Embrapa Agroindústria Tropical, mestrando em Recursos Naturais na Uece, e egresso do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação Ciências e Letras (Fecli), Denis Juvenço Andrade.

O evento continuará até quinta-feira, dia 3, com palestras, minicursos e mesas redondas com temas como “A atuação do profissional Biólogo em Biotecnologia” e “Desafios e estratégias para se ensinar a “biodiversidade” em sala de aula”.

Veja a programação completa no site do evento.