Aberta Semana de Integração 2015.2 da Uece

19 de outubro de 2015 - 20:15

“Desafios das Juventudes na Universidade”. Esse foi o tema de Abertura da Semana de Integração 2015.2 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que teve seu primeiro momento na manhã desta segunda-feira, 19, no Auditório Central, Campus Itaperi, com vídeo conferência para todos os campi. O evento tem por objetivo integrar alunos novos e veteranos, servidores, professores e gestores acadêmicos da Instituição.

alt

Os estudantes foram, inicialmente, presenteados com apresentação do Grupo Doce de Flautas da Uece, com as canções “A banda”, de Chico Buarque, “Viva la Vida”, de Chris Martin e “Sabiá”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas.

alt

Para dar as primeiras boas-vindas aos estudantes, o pró-reitor de Políticas Estudantis, Geovani Jacó de Freitas, disse que eles terão o desafio de pensar que país querem e de como poderão contribuir com o fortalecimento da nação. “Será uma trajetória muito importante pra vocês, mas também para nós, professores”.

alt

“Neste semestre estamos recebendo 1.754 novos alunos. Estamos recebendo pessoas vitoriosas! Isso muito nos honra!” Essas foram as palavras da pró-reitora de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, que, falou aos presentes da importância de estarem atentos não somente às atividades do seu curso, mas também para as oportunidades que surgirem. “A Uece oferece programas de intercâmbio, como o “Ciência sem Fronteiras” que, por meio dele, já foram enviados centenas de alunos para estudar também em outros países”.

alt

Por sua vez, a representante dos estudantes, aluna do curso de Psicologia, Ana Kelly Adriano Viana, acolheu os colegas conscientizando-os de que estão hoje entrando em uma das universidades mais importantes do Estado.

alt

Como disse o reitor Jackson Sampaio, considerando o último Ranking Universitário da Folha, “o país possui 38 universidades estaduais e a Uece está em sétimo lugar (…). Somos a melhor Estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Isso nos dá muito orgulho (…). Saúdo e desejo a todos uma participação ativa e crítica na Uece, que é patrimônio do povo cearense”, finalizou o reitor.

alt

O evento teve continuidade com as palestras “A crítica da exigência do tempo presente: desafios no cotidiano universitário” e “Juventude e universidade: o exercício cotidiano da crítica e da sensibilidade”, proferida pelas professoras Alba Pinho Carvalho e Ângela Pinheiro, respectivamente.

Pela noite, às 18h30, também no Auditório Central, haverá o segundo momento da Abertura da Semana de Integração para os alunos que não puderam presenciar o evento pela manhã. Terça e quarta-feira, dias 20 e 21, a programação será realizada pelas Direções de Centro e Coordenações de Cursos.