Aberta seleção de bolsistas para projeto Briançon Tempo de Brasil

30 de setembro de 2014 - 11:31

No dia 20 de outubro, serão realizadas audições para o projeto “Briançon Tempo de Brasil”, edição 2015-2016. O processo seletivo é direcionado apenas a estudantes cearenses ou jovens que atuem em algum projeto musical no Estado e acontecerá no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O projeto Briançon é fruto de um convênio entre a Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) com o Governo do Estado, com o intuito de capacitar jovens para a prática e ensino de instrumentos de orquestra na unidade federativa cearense.

“Os interessados devem enviar vídeos e obter conselhos e orientações da comissão de seleção por meio do e-mail apice.ce@gmail.com”, informa Luciana Gifoni, professora do Curso de Música da UECE e presidente da APICE. A bolsa inclui passagens aéreas de ida e volta Brasil-França, anuidade do Conservatório, estadia em casa de família francesa ou apartamento, ajuda de custo mensal e, no retorno ao País, concerto e workshops como contrapartida.

Processo seletivo

Os interessados em pleitear uma bolsa do projeto “Briançon Tempo de Brasil” poderão se inscrever em duas categorias, para as quais exige-se o ensino médio completo, que terão dois selecionados para cada uma:

Categoria A: Formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica para jovens músicos de até 21 anos;

Categoria B: Formação pedagógica, instrumental e teórica para jovens músicos de até 28 anos, graduados ou não, que já ensinam em algum projeto musical apoiado por prefeituras, associações e/ou ONGs no Estado do Ceará.

Os candidatos deverão se apresentar no dia 20 de outubro de 2014, às 8h, para preenchimento da ficha de inscrição e exame de pré-seleção, no Auditório Central da UECE, no Campus do Itaperi.

Documentos necessários

Para a inscrição, que é gratuita, o candidato deve apresentar curriculum vitae, carta de motivação, na qual explica por que pretende obter a bolsa; fotocópia do Registro de Identidade (RG); foto 3×4, e carta de recomendação da direção da escola ou projeto no qual ensina (para candidatos da categoria B).

Audições e pré-seleção

As audições serão realizadas no dia 20 de outubro, a partir das 9h da manhã, no Auditório Central da UECE. Os instrumentos contemplados são violino, violoncelo, flauta, clarinete, trompete e trompa.

Os candidatos deverão apresentar, durante no máximo 10 minutos, duas peças em estilos contrastantes (um lento e um rápido). Um piano será posto à disposição dos candidatos que desejam se apresentar com um pianista acompanhador. As audições serão filmadas e submetidas à comissão do Conservatório de Briançon.

Projeto “Briançon Tempo de Brasil”

Criado em 2006, o projeto “Briançon Tempo de Brasil” foi idealizado pelo violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, cidade localizada na região dos Haute-Alpes, na França. Desde 2009, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, anualmente, quatro jovens instrumentistas cearenses recebem bolsas para a conclusão de seus estudos na instituição, tendo como objetivo a preparação para o diploma de nível médio Certificat de fin d’études musicales (Certificado de Conclusão dos Estudos Musicais).

Até o momento, o projeto já contemplou 27 jovens músicos cearenses, selecionados a partir de audições e entrevistas realizadas uma vez por ano por professores do Brasil e da França, em Fortaleza. A iniciativa é realizada pela Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) e pelo Conservatório de Briançon. Em 2012, formalizou-se um convênio entre a Universidade Estadual do Ceará e o Conservatório de Briançon, o que possibilitará futuros intercâmbios de estudantes e professores, estreitando ainda mais os laços desta cooperação internacional.

“Os objetivos do projeto são: aperfeiçoar artisticamente jovens cearenses em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa aos participantes; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; e, especialmente, estimular a formação de músicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico dos jovens professores”, explica Fernando Lage, violoncelista cearense, professor do Conservatório de Briançon e idealizador do projeto.

Mais informações pelos telefones3278-7405 / 8840-2425 / 8823-1793